O dia 26 de outubro é dedicado à celebração do Dia do Trabalhador da Construção Civil. A data foi escolhida próxima ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, e homenageia todos os profissionais ligados direta e indiretamente a esse importante segmento da economia brasileira. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 8%, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Durante o ano, foram criados 245.939 empregos, 98 mil a mais que em 2020.
Não há dúvidas de que a construção civil é um dos pilares da economia brasileira, e por isso o dia desses trabalhadores não pode se resumir a homenagens. A data também deve ser vista pelos empreendedores como uma oportunidade para tomar atitudes que reforcem os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, valorizando mais a atuação desses agentes do setor.
Na visão do presidente do Serviço Social da Construção (Seconci – SP), Sergio Porto, a saúde e a segurança do trabalho tornam-se indispensáveis num cenário de recessão como o atravessado pela construção civil: “Esses são elementos estratégicos para o bem-estar e a motivação dos trabalhadores. Sem saúde e segurança do trabalho, as empresas apresentam baixo desempenho e não atingem a produtividade almejada”.