Dia Mundial da Alimentação
Hoje celebramos o Dia Mundial da Alimentação. A data, escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, e desde 1981, o dia é comemorado mundialmente.
A data traz temas para pensarmos, primordialmente, a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição.
Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Contudo, essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.
Dia Mundial do Pão
No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Pão. Alimento versátil, presente em boa parte das mesas dos brasileiros. O pão carrega a simbologia da partilha, do afeto e da saúde. Está sobretudo ligado às refeições em família e entre amigos, à saciedade e à energia.
A data foi instituída em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York, celebrando esse alimento já que está conosco desde os primórdios da humanidade.
Dia Mundial da Coluna Vertebral
A coluna é tão importante que tem um dia dedicado a ela, 16 de outubro é o Dia Mundial da Coluna Vertebral. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, surpreendentemente, 80% das pessoas sofreram ou sofrerão, pelo menos um vez na vida, de dor na lombar ou na cervical.
Muitos acabam deixando a dor de lado por conta de ser “apenas uma dor”, porém, é muito importante ir ao médico se consultar e verificar se está tudo certinho!
Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita
O 3º sábado do mês de outubro, neste ano sendo o dia 16, foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017. Tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data.
Com a finalidade de enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível. Não tenha vergonha; caso registre os sintomas, visite um médico, se cuide e assim, proteja os outros também!
Dia da Ciência e Tecnologia
Em homenagem a tantas descobertas do homem, como o fogo, a roda, armas, roupas, entre outras, o dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e Tecnologia. Com o intuito de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas!
No Brasil podemos enfatizar os “inovadores” Oswaldo Cruz, médico sanitarista que descobriu a vacina, e Alberto Santos Dumont, inventor do 14-Bis.
Dia do Anestesiologista
O anestesiologista é o responsável por aplicar a anestesia, um composto medicinal que elimina a sensação de dor durante uma operação ou exame.
Além de aplicar a anestesia, acompanham o paciente durante todo procedimento, visto que é responsável por monitorar os sinais vitais e as reações do organismo. O dia 16 de outubro foi designado para celebrar o Dia do Anestesiologista.
Nesta data, em 1846, usou-se pela primeira vez um aparelho inalador de éter para realizar uma cirurgia de maior porte, provocando uma anestesia geral no paciente.
O aparelho, idealizado pelo dentista Thomas Green Morton, dos Estados Unidos, que já vinha utilizando o éter em seus procedimentos de extração dentária. A primeira anestesia geral com este produto foi realizada no Brasil em 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro.
Dia do Engenheiro de Alimentos
O Dia do Engenheiro de Alimentos é comemorado no Brasil no dia 16 de outubro. Segundo o portal da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos – SP (ABEA-SP), o engenheiro de alimentos ocupa-se da fabricação, conservação, armazenamento, garantia da qualidade e do transporte de alimentos industrializados.
Na indústria, participa de todas as etapas da fabricação de alimentos de origem animal e vegetal. Da seleção de matérias–primas, projeto de embalagens dos produtos, processos de produção, assegurando a qualidade do produto final.
Dia do Instrutor de Voo
O Dia do Instrutor de Voo instituído em 1998, quando atingiu a marca de um milhão de horas de instrução, número que hoje já ultrapassa 1,5 milhão.
Responsável por cerca de 20% de todos os voos diários realizados pela FAB, o instrutor de voo tem o papel de dar ao cadete desde os primeiros passos na aviação até a sua formação como piloto militar.
Para isso, a AFA realiza, em média, 150 pousos diários, totalizando, ao ano, uma média de 30 mil horas de voo, sendo a grande maioria de instrução.