No dia 02 de setembro é comemorado o Dia do Repórter Gráfico, o profissional que consegue registrar fatos e acontecimentos marcantes, capturando as imagens no exato momento em que os mesmos acontecem.
As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, dentre outros, retratando alegria, sofrimento, dor, esperança, etc.
A história da fotografia surgiu através do físico francês Joseph Nicéphore Niépce, em 1816, através da “transformação de compostos químicos sob a ação da luz”. A fotografia é importante para a atividade jornalística, pois serve para complementar a ideia do texto, bem como comprovar a veracidade dos fatos.
Ao longo dos anos, o fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho que se baseia no uso das imagens fotográficas para se veicular as notícias. O surgimento dessa área se deu através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.
Mas a primeira publicação de uma imagem em um veículo de comunicação aconteceu em 1880, através do jornal Daily Herald, de Nova Iorque, com a finalidade de inovar seu estilo de publicação, buscando chamar mais a atenção dos leitores.
.
.
Neste dia 2 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Kombi, uma vez que em 1957 saía da linha de produção da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) a primeira unidade da van.
Ou seja, se ainda estivesse em linha, a “Velha Senhora” estaria completando 64 anos em 2021. Isso no Brasil, claro, pois se considerarmos o modelo alemão, a conta já estaria em 71 anos — ela “nasceu”, de fato, em 1950.
A fabricação da Kombi foi encerrada em 2013, já que a legislação brasileira passou a exigir que todos os veículos em produção no país deveriam sair de fábrica com freios ABS e airbags dianteiros. Por ser um projeto antigo, o modelo não pôde ser adaptado para receber tais equipamentos.
.
.
Dia 02 de setembro é dia de celebrar a beleza, pois esse dia é dedicado aos floristas, profissionais que cultivam flores e alegram, colorem e perfumam o nosso dia a dia. Os floristas são os responsáveis por compor buquês, arranjos e vasos, sempre favorecendo a beleza das flores usadas.
Habilidoso, criativo, prático, sensível e inovador, esse profissional deve saber lidar com os mais diversos tipos de flores, respeitando sua delicadeza e especificidades, além de saber armazená-las e manipulá-las para que não percam o seu encanto.
Ainda, os floristas são treinados, tornando-se especialistas em diferentes estilos, cores e características de flores, folhas e galhos, para elaboração de composições florais. Além disso, eles sabem identificar os tipos de recipientes que mais se adequam e harmonizam com as flores e plantas ornamentais.
Seja no cultivo ou em floriculturas, essas pessoas dão um toque especial a qualquer casamento, compondo o buquê da noiva, e também são responsáveis por celebrar o amor entre namorados, que oferecem buquês de flores aos seus amados em ocasiões especiais ou até mesmo só para fazer um agrado.
Datas Comemorativas – 01 de Setembro
Datas Comemorativas da Foz em Destaque – por Paula Vergani