Datas 26 de Abril 2024
Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
Nesta sexta-feira, 26 de abril, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Para conscientizar a população sobre a importância da data, devido à relevância do problema no Brasil, o cardiologista do HCor, Dr. Celso Amodeo, alerta que a doença já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.
Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil.
Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos.
Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.
“Esse processo dilata o coração, danifica as artérias e, consequentemente, favorece a ocorrência de ataques cardíacos e derrames cerebrais.
Uma pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg)”, esclarece Dr. Amodeo.
Há fatores ambientais, comportamentais e genéticos que possuem grande participação no desenvolvimento da hipertensão durante toda a vida.
A obesidade, o sedentarismo, tabagismo, estresse e hábitos alimentares inadequados como ingestão elevada de álcool, sal e gordura estão no topo dos principais fatores de risco que favorecem o aumento da pressão arterial.
De acordo com a nutricionista e gerente de Nutrição Assistencial do HCor, Rosana Perim, a maior parte das modificações de estilo de vida está relacionada ao controle alimentar tanto quantitativo como qualitativo, por meio de medidas dietéticas específicas visando não apenas a redução dos níveis da pressão arterial, mas também a incorporação de hábitos alimentares permanentes.
Dia do Goleiro
O Dia do Goleiro é celebrado em 26 de abril em homenagem à Aílton Corrêa Arruda, mais conhecido como o “goleiro Manga”, consagrado como um dos melhores goleiros da história!
Manga nasceu em 26 de abril de 1937 e defendeu times como o Sport do Recife (onde tudo começou, na verdade), Botafogo, Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, entre outros. Com tanto talento, claro que não podia deixar de defender a Seleção Brasileira, em amistosos e em Copas do Mundo.
A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, a partir de uma iniciativa dos Professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski.
Carlesso era o preparador físico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1974 e foi o pioneiro em desenvolver uma preparação especial para os goleiros no Brasil.
No começo, a data foi comemorada em 14 de abril, porém, no ano seguinte (1976) alteraram para 26 de abril, homenageando o goleiro Manga.
Dia do Juiz Trabalhista
O Dia do Juiz do Trabalho, comemorado nesta terça-feira (26), é para dar evidências ao trabalho daqueles que fazem a efetivação dos direitos fundamentais individuais e sociais nas ações trabalhistas conforme a legislação, aplicando-a no caso concreto.
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA/AP), possui 101 vagas para juízes titulares e substitutos e 23 para desembargadores.
O juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Belém, Carlos Rodrigues Zahlouth Júnior, lembrou que quando iniciou a faculdade pensou na magistratura.
“Na faculdade de direito, me encantei com o processo do trabalho, especialmente as questões coletivas. Ia com frequência na Justiça do Trabalho assistir audiências e sessões do Tribunal”.
O magistrado Carlos Rodrigues Zahlouth Júnior, que está há 28 anos atuando na magistratura, falou do reconhecimento sobre a sua atuação na Justiça do Trabalho. “Sinto a cada dia que a nossa tarefa é valiosa e gratificante.
Ver a expressão de gratidão das pessoas quando se consegue reconhecer e reparar uma injustiça e a rapidez na tramitação dos processos, onde em pouco tempo se consegue resolver o problema, causa um profundo sentimento de estar contribuindo para a melhoria da vida da comunidade”.
Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl
O Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobil foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 8 de dezembro de 2016.[1]
Essa proclamação veio como um reconhecimento das consequências de longo prazo que ainda perduram 30 anos após o acidente.
A cooperação internacional, Estados-membros, agências do sistema das Nações Unidas, outras organizações internacionais e sociedade civil foram instados a comemorar esse dia, destacando as demandas ainda em andamento das comunidades e territórios afetados.[2]
Esse dia é celebrado anualmente em 26 de abril, que coincide com o aniversário do acidente ocorrido em 1986 na cidade de Chernobil e que se tornou um desastre nuclear. Começou a ser comemorado em 2017[3] e a escolha desse dia visa manter viva a memória das consequências do acidente e suas lições para a segurança nuclear e o desenvolvimento sustentável. A celebração também serve para lembrar as vítimas do desastre e refletir sobre como a cooperação internacional desempenhou e continua desempenhando um papel crucial na recuperação e no apoio às regiões afetadas.[2]
Fonte: Wikipédia
Dia Mundial da Propriedade Intelectual
qual é celebrado anualmente em 26 de abril,[1] foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para “aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária” e “celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inovadores para o desenvolvimento” das sociedades em todo o mundo”.[1]
26 de abril foi escolhido como a data para o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, porque coincide com a data em que a convenção que Instituiu a Organização Mundial da Propriedade Intelectual entrou em vigor em 1970. Neste dia acontecem muitos eventos, no mundo todo, com o tema “Propriedade Intelectua.
Datas 26 de Abril 2024
Criação & Design: Ana Carvalho.
Pesquisa & Entrega: Victor Hugo
Foz em Destaque – “Sua Vida mais divertida”