Datas 24 de Maio 2024
Dia da Infantaria
O Dia da Arma de Infantaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia da morte do Brigadeiro Antônio de Sampaio, abatido, nos campos de Tuiuti, no dia de seu aniversário.
Patrono da Arma de Infantaria, o Brigadeiro Sampaio também se destacou por sua bravura nas batalhas da Campanha da Tríplice Aliança. Uma das Divisões comandadas pelo Patrono viria a ser conhecida como “Divisão Encouraçada”, tal o vigor de verdadeira muralha contra os projéteis inimigos.
A história da Rainha das Armas, como a Infantaria é conhecida, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto a da própria guerra. Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões.
A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte.
Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo a corpo.
Dia do Datilógrafo
O ato de datilografar, ou seja, escrever com os dedos, apenas apareceu com o surgimento das máquinas mecânicas de escrever. Seu princípio de funcionamento é muito simples: As letras são colocadas em teclas que ao serem acionadas impressionam o papel com tinta.
Esse sistema de se escrever mecanicamente, inspirado nas máquinas tipográficas da imprensa, foi patenteado pela primeira vez em 1714.
Em 1869, a fábrica de armas “Remington and Sons” começou a produzir máquinas de escrever que rapidamente invadiram os escritórios.
Por Raísa Carvalho
Dia do Detento
24 de maio, é comemorado o dia do detento. Nesta data, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) reitera o seu compromisso em atuar em prol da valorização da pessoa humana por meio de ações e projetos que visem desenvolver a capacidade profissional e cidadã das pessoas presas. A Funap-DF, responsável por contribuir diretamente com o processo de reintegração social dos apenados, por meio do trabalho e da capacitação profissional, hoje, com o programa de alocação da mão de obra carcerária, tem mais de 1,2 mil reeducandos, homens e mulheres, em postos de trabalho realizando atividades produtivas em empresas conveniadas por todo o Distrito Federal.
A Funap-DF acredita que a ressocialização das pessoas presas é um caminho possível e segue na luta pela garantira de oportunidades – esta é a palavra-chave capaz de promover mudanças significativas na vida de quem hoje conta com a Funap para começar de novo.
Dia do Telegrafista
Em 1944 o então Presidente da República Getúlio Vargas instituiu, no Brasil, o dia 24 de maio, como sendo o Dia do telegrafista. Getúlio Vargas considerava esse profissional verdadeiro herói anônimo, com relevantes serviços prestados à coletividade.
O telegrafista foi, por muitos anos, o profissional responsável pelo envio e recebimento de mensagens muito antes do surgimento do telefone e da internet. Ele o fazia através de um aparato denominado telégrafo, que foi o primeiro equipamento utilizado para comunicação a distância.
As mensagens eram transmitidas por Código Morse, nome dado em razão de seu inventor, Samuel Morse. No seu alfabético telegráfico, transmitiu a primeira mensagem: What hath God wrought! (O que Deus tem feito!). E o operador, em Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente.
Em Washington, o extremo da linha fora colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no dia 24 de maio de 1884.
O telégrafo foi amplamente utilizado por corporações militares por muitos anos, especialmente na Primeira Guerra Mundial. Somente a partir da Segunda Guerra Mundial é que se passou a utilizar outras modalidades, mas ainda assim em conjunto com a telegrafia.
Muito embora o telégrafo tenha caído em desuso nos dias de hoje, o Código Morse ainda é amplamente utilizado na navegação marítima e aérea, em satélites e no radioamadorismo.
Dia do Vestibulando
O Dia do Vestibulando é comemorado anualmente em 24 de maio.
Vestibulando é o termo dado para a pessoa que está em processo de preparação para o vestibular, uma série de provas que servem como medição para a admissão nas universidades brasileiras.
No Brasil, o vestibular começou a ser utilizado como método de seleção das universidades a partir do início do século XX, mais precisamente em 1911.
Atualmente, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o principal vestibular do país, pois garante a entrada na maioria das universidades públicas e particulares do Brasil e de outros países.
Por norma, nesta data os vestibulandos se reúnem para fazer sessões de estudo durante a madrugada, com métodos didáticos divertidos e que sejam motivadores.
Dia Nacional do Café
O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil.
Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!
O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.
Na nossa história, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. Atualmente, mais de 1,8 milhão de hectares no país são dedicados ao cultivo do grão.
De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo e o estado de Minas Gerais concentra a maior parte da produção cafeeira no território.
Dia Nacional do Calcário Agrícola
No dia 24 de maio é celebrado em todo território brasileiro o Dia Nacional do Calcário Agrícola.
Esta data foi instituída pela Lei N° 12.389/11 com o objetivo de conscientizar o produtor rural sobre a importância da calagem na agricultura. A calagem consiste na utilização de calcário no processo de produção agrícola com objetivo de corrigir a acidez do solo. Essa prática é amplamente utilizada no Brasil por comprovar que sua aplicação melhora o desenvolvimento das raízes das plantas, diminui a toxidez de alumínio e promove a correção do pH e da deficiência de cálcio e de magnésio, resultando, assim, em maior produtividade no campo.
Muitos produtores rurais devem ter a dúvida: calcário agrícola é tudo igual? A resposta é “não”. Aplicações de campo conduzidas pela indústria produtora deste mineral mostram que a granulometria do calcário agrícola é um fator primordial para obter resultados mais eficientes na lavoura, comparado ao produto tradicional. Quanto mais fina for a fração do calcário, mais rápido é o tempo de reação, absorção e correção do solo.
Dia Nacional do Cigano
O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24 de maio de 2007, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados da diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois espalhou-se por outros continentes.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Não obstante a importância da data, ainda são escassas as políticas públicas de integração do povo cigano, persistindo grande parcela sem contar com ações em favor de registro civil, saúde e educação.
Dia Nacional do Milho
O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta.
Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.
Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.
O milho tem diversos benefícios para o ser humanos e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.
Normalmente, no Dia do Milho os agricultores realizam festivais com demonstrações de comidas típicas feitas a base deste cereal, além de concursos de artesanatos feitos com partes da espiga do milho.
Datas 24 de Maio 2024
Criação & Artes: Ana Carvalho.
Pesquisa & Entrega: Victor Hugo
Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida