Datas Comemorativas

Foz em Destaque

Datas 10 de Junho 2024

Datas 10 de Junho 2024


Aniversário de Foz do Iguaçu (110 anos)

Aniversário de Foz do Iguaçu - Aniversário de Foz do Iguaçu (110 anos)

Conheça a história de Foz do Iguaçu

História

Primeiros povos e fundação

Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região. Vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. 

Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) eram os índios. Em 1542, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios caingangues, atingindo as cataratas e batizando o Paraguai.[necessário esclarecer] 

É registrado como o descobridor das Cataratas do Iguaçu.

Em seu diário, ele narra a própria vivência no início da colonização europeia nas Américas.[15]

Século XIX

Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes: o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel González. 

Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que iniciaram a exploração da erva-mate. Oito anos após foi fundada a colônia militar na fronteira, marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros.

A expedição do engenheiro e tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. 

Foi levantada a população e foram identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos. Mas havia também a presença de espanhóis e ingleses dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.

Em 22 de novembro do mesmo ano, o tenente Antônio Batista da Costa Júnior e o sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos aos colonos interessados.

No ano de 1897, foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo capitão Lindolfo Siqueira Bastos. 

Ele registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. 

Nos primeiros anos do século XX, a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2 mil pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.

Século XX

Foz do Iguaçu, 1934. Arquivo Nacional

Catedral de São João Batista, construída em meados da década de 1940

Panorama geral da cidade, visto do rio Paraná (fronteira com o Paraguai)

Em 1910, a Colônia Militar passou à condição de Vila Iguassu, distrito do município de Guarapuava

Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. 

Em 14 de março de 1914, pela Lei 1 383, foi criado o município de Vila Iguassu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores

O município passou a denominar-se Foz do Iguaçu, em 1918.

A estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba tomou sua primeira forma em 1920. 

Era precária e cheia de obstáculos. Na segunda metade da década de 1950 iniciou-se o asfaltamento da estrada que cortaria o Paraná de leste a oeste, ligando Foz do Iguaçu a Paranaguá, que foi inaugurada em 1969.

Em 1924 os revoltosos tenentistas saíram da capital paulista iniciando sua marcha pelo interior do estado na direção sudoeste. 

Ao ingressar no Paraná, conquistaram muitas cidades fronteiriças ao Paraguai e estabeleceram seu quartel-general em Foz do Iguaçu. 

Permaneceram até 1925, quando atravessaram o rio Paraná penetrando no Paraguai rumo ao estado de Mato Grosso.

A história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.

A área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Afonso Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. 

No dia 28 de julho, através do decreto nº 63, foi declarada de utilidade pública, com 1 008 hectares

Em 1939, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a área foi expandida para 156 235,77 hectares.

Em 1994, os decretos nº 6 506 de 17 de maio e de nº 6 587 de 14 de junho consolidam e ampliam a área do Parque Nacional, dando-lhe os limites propostos pelo chefe da seção de Parques Nacionais, que hoje são 185 000 hectares.

Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil – Paraguai) em 1965 e inauguração da BR-277, ligando Foz do Iguaçu a Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz do Iguaçu teve seu desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, iniciada na década de 1970, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente o contingente populacional do município, passando de 33 970 habitantes em 1970 para 136 320 habitantes em 1980, registrando um crescimento de 385%. O Censo de 2010 indicou uma população de 256 081 habitantes.[16]

Wikipédia


Dia Do Faturista Hospitalar

Dia Do Faturista Hospitalar - Datas 10 de Junho 2024

Como é a rotina de trabalho no faturamento hospitalar?

Quem trabalha como faturista hospitalar tem como principal função preencher e emitir notas fiscais, boletos, guias médicas e duplicatas referentes aos procedimentos médicos realizados em hospitais e clínicas particulares. 

Sua responsabilidade consiste em fazer a interface entre a instituição de saúde e clientes particulares, operadoras de planos de saúde e também com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Auxiliares de faturamento também são responsáveis por conferir minuciosamente a viabilidade de cobertura de procedimentos e as informações sobre valores de serviços prestados e materiais usados, assim como as diferentes regras de faturamento de cada entidade parceira.

Esse trabalho é indispensável para evitar o que se conhece no setor como glosa financeira, quando os planos de saúde não cobrem determinados custos devido a falhas no processo de solicitação da cobertura.

Principais atividades de auxiliar de faturamento hospitalar

Pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o cargo de faturista é sinônimo de auxiliar de faturamento. 

A categoria profissional se enquadra no grande grupo de auxiliares de contabilidade e tem, de forma mais ampla, as funções de fazer lançamentos contábeis, auxiliar na apuração de impostos, organizar arquivos de documentos, entre outras.

De maneira específica, quando o trabalho de faturista é voltado para o ramo hospitalar, as tarefas requisitadas são as mesmas, porém direcionadas para o segmento da saúde. 

Nesse cenário, é possível destacar alguns exemplos de atividades, tais como:

  • emissão de guias de faturamento a serem pagas por clientes particulares, operadoras de planos, convênios de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS);
  • conferência da documentação, para que ela esteja no padrão recomendado para obter a liberação de procedimentos dos planos de saúde;
  • verificação de dados sobre atendimentos hospitalares prestados, tais como internamentos, consultas, exames, cirurgias, enfermaria, assistência ambulatorial, entre outros;
  • atendimento ao público, quando necessário;
  • conhecimento e aplicação de protocolos e checklists para evitar glosas financeiras e agilizar atendimentos que podem salvar vidas.

Fonte


Dia da Artilharia

DIA DA ARTILHARIA - Datas 10 de Junho 2024

O Dia da Artilharia é comemorado anualmente em 10 de junho. 

A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. 

Este é o principal apoio de fogo das forças terrestres do Exército, que podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis.

Sua missão é apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que possam ameaçar o êxito da operação. 

Igualmente é uma seção que demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido.

Lei mais em Calendarr


Datas 10 de Junho 2024

Criação & Artes: Ana Carvalho.

Pesquisa & Entrega: Victor Hugo

Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida

INSCREVA-SE PARA APARECER AQUI

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros DATAS COMEMORATIVAS

Datas 23 de Janeiro 2025

Datas 23 de Janeiro 2025 Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida“ Dia Mundial da Liberdade O Dia Mundial da Liberdade é comemorado anualmente em

Datas 22 de Janeiro 2025

Datas 22 de Janeiro 2025 Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida“ Não temos datas hoje. Datas 22 de Janeiro 2025 Foz em Destaque “Sua Vida