Datas 07 de Maio 2024
Dia do Oftalmologista
O dia 07 de maio foi o escolhido para ser o Dia Nacional do Oftalmologista, pois foi o dia de fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo (07 de maio de 1930). Antes de ser uma data de âmbito nacional, ela foi decretada no estado de São Paulo pelo deputado e oftalmologista Antônio Salim Curiati em 1968. Finalmente em 1986, o então Ministro da Saúde Seigo Tsuzuki, assinou a portaria nº 398, instituindo em todo o Brasil o Dia Nacional do Oftalmologista.
Dia do Silêncio
O Dia do Silêncio é celebrado anualmente em 7 de maio.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas.
Além de consequências físicas, o excesso de ruídos também prejudica a concentração e eleva os níveis de stress.
Por este motivo, o Dia do Silêncio convida a toda a população a separar uns minutos durante o dia e desfrutar do total silêncio!
Fazer meditações ou simplesmente estar num ambiente longe dos constantes ruídos que você está acostumado a ouvir diariamente é uma das propostas do Dia do Silêncio.
Origem do Dia do Silêncio
Não existe um consenso sobre a origem do Dia do Silêncio, mas supõe-se que tenha surgido popularmente a partir da inspiração provocada pela praticas milenares da meditação.
O filósofo estadunidense William James, um dos fundadores da psicologia moderna, conseguiu definir a essência da importância do silêncio na seguinte frase: “o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”.
Dia Internacional da Luta contra a Endometriose
07 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta contra Endometriose.
A doença atinge de 10% a 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 15 aos 45 anos), segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose.
Estima-se que pelos menos 6 milhões de mulheres sofram com a doença no país.
A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão.
Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original.
A partir daí, surgem as cólicas intensas, o desconforto e, com o tempo, dificuldades para engravidar. Além disso, o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com o problema.
É difícil estabelecer as causas da endometriose, mas, em parte, o distúrbio é provocado pela menstruação retrógrada, quadro em que pequenas porções de sangue voltam pelo canal vaginal e se alojam aonde não deveriam. Isso ocorre pelo estímulo constante do estrogênio, hormônio que faz o endométrio aumentar de tamanho e sangrar todos os meses.
Dia Mundial da Espondilite Anquilosante
O Dia Mundial de Esclarecimento sobre a Espondilite Anquilosante é comemorado dia 7 de maio.
Durante todo este mês, reumatologistas buscam conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da doença crônica, que pode começar com uma dor persistente nas costas.
Com o passar do tempo, os ossos das vértebras crescem e formam nódulos, fundindo-se uns com outros, causando rigidez e dificuldade de movimentos.
O paciente pode ficar tão curvado que fica impossibilitado de olhar para frente (somente para baixo). Ao contrário do que se pode pensar, a doença começa na juventude.
É importante ficar atento aos sintomas. Dor intensa, persistente, insidiosa nas costas por mais de três semanas, que piora quando o paciente está em repouso e melhora durante o dia e com exercícios físicos pode ser um sintoma de espondilite anquilosante, doença inflamatória, autoimune, que se origina nas articulações sacrilíacas e que geralmente surge no final da infância mas se manifesta mais tarde.
A causa é ainda desconhecida — pode haver predisposição genética — e não há cura, mas há tratamento.
Em caso de dúvida sobre os sintomas deve-se procurar um especialista: quanto mais cedo o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento. Bio-Manguinhos tem algumas Parcerias para Desenvolvimento Produtivo para tratar doenças reumatológicas no âmbito do SUS.
Estas doenças causam no corpo o aumento da quantidade de produção de uma substância chamada de fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa). Isto faz com que o sistema imunológico do corpo ataque o tecido saudável, causando inflamação. O bloqueio do TNF-alfa com o biofármaco pode reduzir a inflamação.
Dia Mundial da Espondilite Anquilosante
O Dia Nacional de Prevenção as Doenças Alérgicas é uma campanha iniciada pela ASBAI com o apoio do Ministério da Saúde, ela visa chamar atenção para o aumento das alergias nas últimas décadas e a importância da realização do tratamento adequado.⠀
Dentre as alergias mais comuns no território nacional estão as respiratórias. A Rinite Alérgica corresponde a 25% das alergias no Brasil, enquanto a Asma é acomete 20% da população.⠀⠀⠀⠀⠀
No momento atual, o destaque para a necessidade de controlar as alergias torna-se ainda mais importante. Observa-se que pacientes com alergias respiratórias graves não controladas tem maior risco de apresentar quadros graves da Covid-19. Além disso, devido a resposta multissistêmica do vírus, tem se observado uma exacerbação de sintomas alérgicos em pacientes pós covid-19.⠀⠀⠀⠀⠀
Buscar o auxílio do alergista para receber as devidas orientações de controle, prevenção e tratamento é indispensável.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As alergias podem e devem ser controladas, não as negligencie!
Datas 07 de Maio 2024
Criação & Artes: Ana Carvalho.
Pesquisa & Entrega: Victor Hugo
Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida”.