Datas 06 de Maio 2024
Dia da Coragem
Esta data homenageia uma das virtudes mais nobres que alguém pode ter: a coragem!
Não são todos que têm a coragem para enfrentar os obstáculos que surgem em suas vidas. Ter coragem significa encarar momentos difíceis e de sofrimento, mas com a certeza de superar todos e se tornar um ser humano mais forte e experiente.
Coragem não é sinônimo de imprudência, mas sim de ousadia em assumir ou fazer algo que sabe ser o certo sem se preocupar com críticas maldosas, por exemplo.
Uma pessoa com coragem também pode ter medo, mas o que a torna corajosa é o fato de agir apesar deste sentimento. O corajoso consegue superar as barreiras do temor e da intimidação.
Dia da Matemática
No Brasil, o dia 6 de maio é um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. No ano de 2004, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei de autoria da então deputada Raquel Teixeira que propunha que o Dia Nacional da Matemática fosse celebrado em 6 de maio.
A proposta não só homenageia a disciplina de Matemática, como propõe um momento de reflexão acerca do ensinar e do aprender, bem como incentivos por parte do Governo para a promoção de atividades culturais e educativas.
Apenas em 2013, no dia 26 de junho, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.835, que instituiu oficialmente o Dia Nacional da Matemática. O dia 6 de maio foi escolhido em homenagem a Malba Tahan: um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Sousa.
Dia do Cartógrafo
Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis em estudar e produzir mapas geográficos, que são essenciais para a organização e desenvolvimento de inúmeras áreas e finalidades.
Os engenheiros cartográficos estudam todos os dados referentes ao relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, solo, demografia, densidade população, entre outros fatores que são característicos de determinada região.
A partir destas informações, o cartógrafo consegue reproduzir uma imagem real de um determinado território.
O estudo dos mapas começou a partir dos séculos XIV e XV, quando surgiu o boom das grandes viagens marítimas. Porém, o ser humano já produzia mapas e desenhos cartográficos desde tempos pré-históricos.
Atualmente no Brasil, os principais estudos cartográficos são desenvolvidos pela Marinha e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A tecnologia é uma excelente ferramenta para os cartógrafos contemporâneos, que conseguem explorar as peculiaridades de grandes localidades com maior precisão e rapidez.
Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.
Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia).
O documento com o registro cartográfico foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (utilizado atualmente), que corresponde ao dia 6 de maio.
Dia do Instrumentador CIrúrgico
Comemorado dia 6 de maio, o Dia do Instrumentador Cirúrgico foi lembrado no Hospital Geral de Palmas (HGP) em um café da manhã com debate de temas como os desafios da profissão e a instrumentação cirúrgica no contexto hospitalar.
O diretor do HGP, Daniel Hiramatsu, ressaltou o apoio e as oportunidades que os profissionais da área podem e devem explorar dentro do HGP.
“Nós temos o hospital, as instituições de ensino parceiras estaduais e federais, temos o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e podemos colaborar muito com esses profissioais que são essenciais para o atendimento aos pacientes.”
São atribuições do instrumentador cirúrgico, ordenar e controlar todo o instrumental utilizado nas cirurgias, efetuar a assepsia dos materiais, além de preparar e desmontar as mesas cirúrgicas e depois fazer a guarda de todo o material.
Hoje o HGP conta com cerca de 35 instrumentadores cirúrgicos em sua equipe.
O instrumentador Jorge Tadeu Araujo é um dos pioneiros no HGP e falou da importância da regulamentação da profissão, destacando o papel dos instrumentadores no alcance da qualidade e segurança dos pacientes, na diminuição do risco de infecções hospitalares e na maximização do sucesso das intervenções cirúrgicas.
“Nós somos a terceira mão do cirurgião. Além da complexidade, a atuação exige conhecimentos em diversas áreas como anatomia humana, assepsia, biossegurança, células e tecidos do corpo humano, fisiologia, microbiologia. Também temos que ter a capacidade de manter a calma durante as diversas situações que a sala de cirurgia impõe. Esses são os diferenciais para os profissionais que atuam na área.”
Regulamentação
O exercício da profissão de instrumentador cirúrgico é privativo dos técnicos de enfermagem que tenham concluído curso de instrumentação cirúrgica no Brasil ou exterior.
Poderão exercer a profissão os que tenham curso específico de instrumentação cirúrgica, ministrado por escola oficial ou reconhecida pelo governo, ou os que tenham concluído um curso ministrado por escola estrangeira e que revalidem o diploma no Brasil.
Datas 05 de Maio 2024
Criação & Artes: Ana Carvalho.
Pesquisa & Entrega: Victor Hugo
Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida”.