Datas 05 de Junho 2024
Dia da Ecologia
O Dia da Ecologia é comemorado anualmente em 5 de junho.
O principal objetivo desta data é criar debates e reflexões nos diversos grupos sociais sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará, caso não seja feito algo para evitar a massiva poluição.
Entre os principais temas discutidos durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.
Dia do Engenheiro Mecânico
No dia 05 de junho comemora-se o Dia Nacional do Engenheiro Mecânico. A escolha da data se deve ao fato de a mesma coincidir com o aniversário de Delmiro Gouveia, um personagem ímpar no cenário brasileiro no final do século XIX e início do século XX.
Delmiro Gouveia protagonizou uma conturbada trajetória no mundo dos negócios e da política em Pernambuco e Alagoas, realizando empreendimentos inovadores, colecionando inimigos poderosos e construindo uma reputação individual insólita, onde atributos como destemor, ousadia e autoritarismo articulavam-se delineando o perfil deste singular homem de negócios, onde se destacaram três dos seus empreendimentos: a fábrica de linhas de costura de Pedra, a usina hidrelétrica de Paulo Afonso e o Mercado Derby.
Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não
Regulamentada
pesca fornece uma fonte vital de alimento, emprego, recreação, comércio e bem-estar econômico para as pessoas em todo o mundo. Num mundo de crescente população e fome persistente, o peixe emergiu como uma mercadoria importante para a conquista da segurança alimentar. No entanto, os esforços da comunidade internacional para garantir a sustentabilidade das pescas estão seriamente comprometidos por atividades de pesca ilegais, não declaradas e não regulamentadas.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), atividades pesqueiras ilegais, não declaradas e não regulamentadas são responsáveis pela perda de 11 a 26 milhões de toneladas de peixes por ano, o que se estima ter um valor econômico de US $ 10 a 23 bilhões. Para reduzir este impacto, a Meta 4 do Objetivo 14 da Agenda de Desenvolvimento Sustentável adotada em 2015 pela Assembléia Geral da ONU, especificamente insta a comunidade internacional a “efetivamente regulamentar a extração e acabar com a pesca excessiva, ilegal, não declarada e não regulamentada” até 2020.
O cumprimento desta meta ambiciosa requer esforços de sensibilização fortes para chamar a atenção do público em geral para os impactos negativos das atividades de pesca ilegais, não declaradas e não regulamentadas, uma atividade na qual a FAO tem estado ativamente envolvida.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972[1] com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.[2] Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.[3] Em 2019, a China sediará a conferência internacional do Dia Mundial do Ambiente com o principal objetivo de combate à poluição, em uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.[4]
Dia Nacional da Reciclagem
O Dia Nacional da Reciclagem é celebrado anualmente em 5 de junho.
O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc.
A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.
O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.
05 de Junho 2024
Criação & Artes: Ana Carvalho.
Pesquisa & Entrega: Victor Hugo
Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida