Datas 02 de Maio 2024
Dia Mundial do Atum
O Dia Mundial do Atum é uma celebração anualmente em 2 de maio. O dia destaca a importância de gerenciar os estoques de peixes para manter a sustentabilidade. Com uma gestão adequada, espera-se garantir que o mundo tenha sistemas para evitar que os estoques de atum caiam.
Mais de 96 países estão envolvidos na conservação e gestão do atum que tem um valor anual de quase 10 bilhões de dólares. Aproximadamente 7 milhões de toneladas de atum e espécies afins são desembarcados anualmente.
Em algumas partes do mundo, a pesca excessiva de algumas espécies de atum, como o atum rabilho do sul, levou a espécie à quase extinção.
O tipo mais popular de atum enlatado é o pedaço, carne leve em água. A carne leve (em água e óleo) é responsável por 75% a 80% do consumo doméstico anual de atum enlatado. Enquanto isso, o albacora, ou carne branca, responde pelo resto.
Surpreendentemente, existem mais de duas dúzias de variedades de atum, e elas variam muito em tamanho. O atum albacora pode ter 3,5 pés de comprimento. Atum albacora, 4,5 pés de comprimento. O atum rabilho do Atlântico, pode ter até cerca de 15 pés. O espécime registrado de atum tinha 21 pés de comprimento, pesando 1600 libras. Apesar de seu grande tamanho, os atuns são nadadores rápidos. Eles podem atingir uma velocidade entre 44 e 62 milhas por hora.
O atum é único entre os peixes em sua capacidade de manter a temperatura de seus corpos acima da temperatura da água ao redor, geralmente entre 5 e 12 ° C (9 e 21,7 ° F) acima da temperatura da água ambiente.
Dia Nacional do Ex-combatente.
A lei nº 5.315, de 12 de Setembro de 1967, regulamenta o art. 178 da Constituição do Brasil, que dispõe sobre os ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial – que considera ex-combatente ” todo aquele que tenha participado efetivamente de operações bélicas, na Segunda Guerra Mundial, como integrante da Força do Exército, da força Expedicionária Brasileira, da força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra e da Marinha Mercante, e que, no caso de militar, haja sido licenciado do serviço ativo e com isso retornado à vida civil definitivamente.”
Muitos ex-combatentes já deixaram esta vida, outras tantos ainda vivem e mantêm viva a chama que engrandece a história da pátria.
Depois da recepção apoteótica, com a chegada dos combatentes da Itália ao Brasil após a II Guerra Mundial, o governo não proporcionou nenhuma ajuda àqueles que tanto fizeram para a história do país.
As reclamações e reivindicações feitas ao Governo Federal e ao Ministério do Exército, pouco adiantaram para um futuro digno dos ex-combatentes.
Quando foram para a guerra, estavam aptos 100%.
O físico estava perfeito e o psicológico também, havendo uma inspeção médica, mensalmente, nos alojamentos.
Com o final da Guerra, “tudo piorou”; o pouco dinheiro que receberam na chegada ao Brasil acabou rápido.
Ainda jovens e neuróticos com todo o acontecido, não tiveram direito a nenhum tipo de assistência social ou médica.
Nas lojas, ou qualquer outro mercado de trabalho, eram rejeitados, sendo acusados de loucos e não aptos para conviver em sociedade.
A situação dos ex-combatentes melhorou um pouco em 1964, quando João Goulart os encaixou em cargos públicos nos Correios e outras entidades, vindo muitos destes a se aposentar nestas condições.
Outra reclamação daqueles que serviram à pátria é que só são lembrados em datas festivas como aniversário da cidade ou 7 de Setembro.
E com o emblema de uma cobra fumando, estampada em suas fardas, simbolizando a Força Expedicionária, desfilam com orgulho, mesmo que aquilo seja apenas para vivenciar momentos.
Dia Nacional da Ética
O termo ética deriva do grego ethos, que está relacionado ao caráter e o modo de ser de uma pessoa. Pode-se dizer que ética é um conjunto de valores morais e princípios, que norteiam a conduta humana. Dessa forma, em 02 de maio comemora-se o Dia Nacional da Ética. A data marca a reivindicação pelo comportamento ético tanto na Administração Pública quanto na Sociedade.
Considerando que a administração pública tem como objetivo a prestação de serviços a favor do interesse público e dos direitos dos cidadãos, a ética é uma questão imprescindível para servidoras e servidores públicos, bem como para magistradas e magistrados no exercício de suas funções.
Mantendo o compromisso de disseminar uma cultura organizacional baseada em princípios e valores éticos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região instituiu, por meio da Resolução Administrativa nº 007/2020, o Código de Ética dos Servidores da Instituição. Já os magistrados estão submetidos ao Código de Ética da Magistratura Nacional, instituído no país desde 2008.
Evidencia-se que a ética é um imperativo não apenas no ambiente corporativo ou nas Instituições públicas, mas integra também a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro dos limites do planeta. Dentre eles, merece destaque o “ODS nº 16 – Paz, Justiça e Instituições”, cujos objetivos são: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Dia Mundial de Combate à Asma
embrado na primeira terça-feira do mês de maio, o Dia Mundial da Asma tem o propósito de aumentar a conscientização global sobre essa enfermidade respiratória, principalmente em relação ao seu controle e formas de prevenção.
A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por aumento da responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo respiratório.
Diversos fatores ambientais e genéticos podem ocasionar ou agravar a asma. Entre os fatores ambientais estão a exposição à poeira, aos ácaros, fungos, pelos de animais, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e variações climáticas. Os fatores genéticos incluem o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade.
Os dados mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que existam 235 milhões de pessoas com asma no mundo. A enfermidade pode afetar adultos e crianças.
Sintomas
Seus principais sintomas são:
Tosse; Chiado no peito (sibilos); Dificuldade para respirar; e Sensação de aperto no peito.
Esses sintomas podem ocorrer ou piorar à noite, nas primeiras horas da manhã, em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos (ou irritantes inalatórios), à infecção respiratória, à poluição ambiental e/ou a mudanças climáticas.
A asma tem diferentes graus de gravidade, que podem evoluir ou regredir. O grau mais brando tem sintomas leves e com pausa, ao passo que o outro extremo possui sintomas graves e persistentes ao longo do dia, frequentemente durante a noite e várias vezes por semana.