Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Raiva, celebrado em 28/9, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta segunda-feira, dia 26, uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Petrópolis, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul. A programação, executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul, incluiu palestras sobre guarda responsável do animal, prevenção e cuidados em caso de agressão por cães e gatos.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. É caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, podendo ser transmitida dos animais para o ser humano, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.
Segundo a técnica responsável pelo Programa de Profilaxia e Controle da Raiva Humana no Disa Sul, Sulamita Maria da Silva, a UBS Petrópolis é uma das Unidades de Saúde na rede municipal que atua na referência do atendimento às pessoas que sofrem algum tipo de agressão por animais que são potenciais transmissores da raiva.
.
.
O Dia do Hidrógrafo é comemorado no dia 28 de setembro. O profissional trabalha na área de hidrografia e hidrologia. O hidrógrafo é a pessoa que coleta e analisa informações presentes em uma Carta Náutica (item indispensável para qualquer navegante no mar, que permite que um navio se desloque de um ponto a outro com segurança).
As informações geralmente apresentadas em uma Carta Náutica são relacionadas com o tipo de sedimento, acidentes geográficos, riscos de colisões e também dados sobre a profundidade, latitude e longitude.
O hidrógrafo também tem como responsabilidade a elaboração e a divulgação dos Avisos aos Navegantes, isto é, previsões meteorológicas ou análises para assegurar a segurança no mar.
O curso de Técnico em Hidrografia possibilita a atuação na Marinha do Brasil e em outras empresas de construção civil e de navegação.
Origem do Dia do Hidrógrafo
A origem do Dia do Hidrógrafo é uma homenagem a Manuel Antônio Vital de Oliveira, considerado o patrono da hidrografia.
Esse homem fez o primeiro levantamento hidrográfico entre a foz do Rio Mossoró e a do Rio São Francisco, entre os anos de 1857 e 1862. Nascido em 28 de setembro de 1829 em Recife, ele ingressou na Marinha em 1843.
Manuel também foi responsável pela Carta Geral da Costa brasileira, um pedido feito pelo governo imperial.
O patrono da hidrografia também atuou nos combates da Guerra do Paraguai. Manuel morreu, com um ferimento grave, em 2 de fevereiro de 1867.
A profissão de hidrógrafo, no Brasil, remete ao ano de 1876, data que foi criada a Repartição Hidrográfica, também pedido pelo governo imperial.
.
.
O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação é comemorado em 28 de setembro. A data marca o início de seis painéis de discussão sobre a relação entre o tema e o desenvolvimento sustentável, a democracia e os direitos humanos.
Os alvos do debate global são formuladores de políticas, organizações profissionais e sociedade civil com vista a defender a existência e a implementação de leis de acesso à informação.