Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas, o tema definido pelas entidades representativas é “Um Mundo de Agradecimentos”, para mostrar gratidão àqueles que ajudam as pessoas que vivem com linfoma.
Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que afetam o sistema responsável por ajudar a combater infecções, o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico.
O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo. Existem dois tipos de Linforma: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH).
Ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. A principal diferença está nas células doentes: o LH é caracterizado pela presença de células grandes e facilmente identificáveis no linfonodo acometido, conhecidas como células de Reed-Sternberg. Já o LNH não tem um tipo celular característico.
.
.
O Dia Internacional da Democracia é comemorado todo dia 15 de setembro. Ao estabelecer a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) valeu-se sobretudo da intenção de trazer a reflexão sobre a importância da democracia nos países-membros, que inclui o Brasil.
Por que o Dia da Democracia foi criado?
Antes da data ser estabelecida oficialmente, um outro evento ocorreu: a Declaração Universal da Democracia, em 16 de setembro de 1997. A declaração, aprovada pela União Interparlamentar (UIP), contribui para um melhor entendimento sobre o que é democracia e, dessa forma, abrange princípios e características de uma conduta democrática, incluindo governos e sociedade, como forma de uniformizar os conceitos indispensáveis para o desenvolvimento humano.
Um dos princípios, por exemplo, que compõem a Declaração Universal da Democracia diz
“A democracia é um ideal universalmente reconhecido, uma meta que se baseia em valores comuns partilhados pelos povos de todo o mundo, independentemente de diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas. É, portanto, um direito básico de cidadania, a ser exercido em condições de liberdade, igualdade, transparência e responsabilidade, com o devido respeito à pluralidade de pontos de vista, no interesse da comunidade.”
Em 2007, como uma forma de recordar a data da assinatura da Declaração Universal da Democracia no ano de 1997, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 15 de setembro como o Dia Internacional da Democracia. A data é celebrada anualmente nos 128 Estados que assinaram a Declaração e se comprometeram com o avanço da democracia.
O objetivo dessa data é celebrar a democracia globalmente. Ainda, para além disso, ela traz à tona anualmente o debate sobre a necessidade de defender e proteger os regimes democráticos pelo mundo. Em outras palavras, o dia 15 de setembro enfatiza a importância que tem os regimes democráticos como parte fundamental da engrenagem que move o mundo.
.
.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil.
A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.
Origem do dia do cliente
O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.
Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.
.
.
Hoje, 15 de setembro, é o dia do Musicoterapeuta. Você sabe o que é musicoterapia e a sua importância nos dias atuais?
Essa profissão vem ajudando pessoas no mundo todo a ter uma melhor qualidade de vida e vamos te explicar o motivo. Vem com a gente comemorar essa data tão especial!
O que é a Musicoterapia?
De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy)
“A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”
Estudos já mostraram que a música pode oferecer efeitos positivos no cérebro e um dentre eles está a liberação da dopamina, também conhecida como “hormônio do prazer”. O Musicoterapeuta é um profissional que trabalha sob essa ótica do bem estar e visa a promoção da saúde.
O musicoterapeuta emprega instrumentos musicais, o corpo, a voz e demais sons com a intenção de estabelecer canais de comunicação com seus pacientes
Foz em Destaque – por Paula Vergani.
Aniversários Foz em Destaque – por Paula Vergani.