O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 3 de outubro. O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e à saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.
A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data no ano de 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o Dia do Dentista é comemorado também em 25 de outubro.
O registro mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia no período de 3500 a.C., o que demonstra a busca de cuidados com os dentes e a importância do profissional para sociedade.
Mesmo que a Arte Dentária, como era chamada, seja praticada desde a Pré-História, as atividades da profissão passaram por muitos avanços, principalmente pelas contribuições do francês Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”.
.
.
O Dia Nacional das Abelhas é comemorado em 3 de outubro. A data tem o objetivo de homenagear e lembrar da importância que este pequeno inseto possui para o bem-estar dos seres humanos, sendo o único animal do planeta capaz de produzir o mel – considerada a primeira substância adocicada utilizada pelo homem na antiguidade.
Não se sabe ao certo como surgiu o Dia Nacional das Abelhas no país, mas a data já faz parte do calendário oficial de datas comemorativas do Ministério do Meio Ambiente.
Curiosidades para o Dia da Abelha
- Uma abelha é capaz de produzir no máximo cinco gramas de mel por ano.
- Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam colher o néctar de pelo menos cinco milhões de flores.
- Para produzir um grama de cera, as abelhas devem consumir cerca de seis a sete gramas de mel.
- A abelha rainha é capaz de pôr entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.
- A Apicultura é a arte de tratar do cultivo de abelhas e da produção de mel e cera.
- Diariamente, uma abelha passa por cerca de 50 mil flores, em busca de néctar e pólen.
- Existem, aproximadamente, 20 mil espécies diferentes de abelhas, divididas em 10 famílias.
No dia 03 de outubro é comemorado o Dia do Petróleo Brasileiro. Conhecido como “ouro negro” brasileiro, o petróleo possui uma grande importância em nossa vida, uma vez que seu uso é destinado é principalmente usado como combustível.
O petróleo também é encontrado em diversos produtos que utilizamos no dia a dia, como em óleos lubrificantes, parafinas, nylon, plástico, tecidos, asfalto, cosméticos, remédios, entre outros. Por isso, o petróleo é uma das matérias-primas mais disputadas em todo o mundo.
Por ser tão cobiçado se tornou uma commodity valiosa em praticamente todo o mundo. As empresas petrolíferas exploram ativamente depósitos de petróleo bruto e constroem grandes instalações de extração de petróleo, visto que a demanda é alta em todo o globo.
Para celebrar o Dia do Petróleo Brasileiro, este post apresenta um panorama geral de como surgiu e a sua história no mundo e como essa riqueza natural é vista hoje em dia. Continue a leitura para saber mais.
O Dia do Petróleo Brasileiro foi instituído no dia 3 de outubro, com a criação da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, em 1953. Foi neste dia que o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 2.004, com a criação da empresa para gerir o petróleo descoberto no Brasil.
Em registros, a primeira jazida de petróleo, própria para fins econômicos foi descoberta em 1939, próximo ao Recôncavo Baiano, de onde foi extraído petróleo de boa qualidade e propício à comercialização. Atualmente, o Brasil produz uma média de 2,9 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a ANP.
Outras três histórias são importantes de serem mencionadas no Dia do Petróleo Brasileiro, pois enriquecem a cultura e entendimento da exploração e uso dessa matéria prima no país.