Iguaçuenses recebem a *Medalha Bombeiros da Tríplice Fronteira”
ANIVERSÁRIO DE 168 DA ANOS PMPR
Nos sentimos muito honrado ao comparecermos no dia 10 último, na Solenidade Militar em comemoração aos 168 anos da Polícia Militar do Paraná.
Fomos a convite do amigo e parceiro, Vilson dos Santos, talvez mais conhecido como o VIlson do Rafain, que estava sendo agraciado nesta ocasião com a *Medalha Bombeiros da Tríplice Fronteira”, pelos relevantes serviços e apoio que tenho dado à Instituição.
Estiveram presentes o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel. QOPM Hudson Leôncio Teixeira, o Comandante do 5º CRPM Cel. QOPM, Sergio Almir Teixeira e o Comandante Interino do 14º BPM, Maj. QOPM, Marcos Aparecido de Souza,
Na ocasião, receberam a medalha os seguintes nomes de nossa sociedade:
1. VILSON DOS SANTOS
2. ELIAS CASTRO GOMES
3. ADRIANO DOS SANTOS
4. LUIS CEZAR DA SILVA
Sobre a *Medalha Bombeiros da Tríplice Fronteira”
A Portaria do Comando Geral nº 209, de 27 de março de 2018, criou a Medalha Bombeiros da Tríplice Fronteira, destinada a homenagear militares, civis e entidades públicas ou privadas pelos relevantes serviços prestados ao 9º Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná.
A medalha contempla os obeliscos representantes dos países da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) com a expressão “Vidas Alheias, Riquezas a Salvar” em latim, juntamente com a data de criação do 9º Grupamento de Bombeiros, dia 13 de agosto de 1976.
Na fita, a cor vermelha representa o fogo, o cobre, o cedro e o pelicano; significa caridade e valentia, o atrevimento, a vitória, a generosidade e o vencimento sem sangue.
Então as faixas azuis simbolizam os rios lindeiros ao município de Foz do Iguaçu, Rio Paraná e Rio Iguaçu, que se juntam no local onde estão construídos os Marcos da Tríplice Fronteira.
O metal que liga a fita à medalha tem seu formato similar a uma corda, e representa as amarrações utilizadas pelos militares do Corpo de Bombeiros para resgates e salvamentos.
Vilson dos Santos
Vilson dos Santos, é natural de Capanema – Paraná, a capital do melado, cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu filho de Senilda Gebauer e José dos Santos “em memória”.
Contudo, aos quinze anos se muda para Foz do Iguaçu, onde começa a trabalhar na Rafain Churrascaria Show, passando por vários setores, desde o serviço de buffet, auxiliando os garçons, até supervisor de salão e relações públicas.
Começou a apresentar o show onde é sua paixão, estando na cidade até hoje sobe ao palco e faz uma interação bem legal com os turistas de diferente parte do mundo, fazendo um introdução em vários idiomas saudando a todos.
É também o responsável pelo show e durante a pandemia assumiu a gerência geral da empresa, nestes trinta anos conseguiu a admiração e respeito de todo o trade, por onde passa é querido e admirado.
Divulgação: Cristina Lira
Texto de Marco Antonio Freire, para a Foz em Destaque – Fotos de Ingrid Young e arquivo PM.