O Fórum de Energia reuniu especialistas, autoridades públicas e líderes políticos do Brasil e Paraguai para analisar tendências e discutir os desafios do setor elétrico.
Dia 31 de agosto foi dia de Fórum de Energia 2023, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que destacou o papel da Itaipu Binacional na liderança da transição energética e modernização do sistema elétrico brasileiro, decerto. Ele expressou o desejo de transformar a Itaipu no centro da descarbonização global.
O evento reuniu especialistas, autoridades públicas e líderes políticos do Brasil e Paraguai para analisar tendências e discutir os desafios do setor elétrico. A parceria entre a Itaipu e a ENBPar também ressaltada, já que visa o fortalecimento das fontes renováveis no país. O ministro enfatizou a importância da matriz energética limpa do Brasil e sua influência nas relações globais, enquanto líderes do setor destacaram a relevância da Itaipu no desenvolvimento energético e econômico da região.
Hidrovia
Durante a coletiva de imprensa, Alexandre Silveira e Enio Verri, contudo, revelaram que os governos de Brasil e Paraguai estão discutindo estratégias para o desenvolvimento hidroviário no Rio Paraná. O ministro destacou que o sistema será importante para fortalecer os negócios e a integração entre os dois países. “Vamos começar as negociações e lógico que Itaipu tem um papel estratégico no que se refere a financiamento e elaboração do projeto. Mas essas negociações passam pelos respectivos ministérios de Relações Exteriores”, observou o diretor-geral.
Painéis de discussão
O Fórum de Energia 2023 foi composto por dois painéis de discussão. O primeiro, “O futuro de Itaipu: oportunidades para o Brasil e o Paraguai”, foi moderado pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e teve a participação dos diretores Justo Zacarias Irum (geral-paraguaio), Renato Sacramento (técnico executivo), André Pepitone (financeiro executivo), Iggor Gomes Rocha (administrativo) e Carlos Carboni (Coordenação).
Ademais, o segundo painel, “Transição energética e ecológica: desafios e oportunidades para o Brasil”, teve moderação do ex-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, Eduardo Sciarra, com a participação do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo; do assessor especial do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux; e do diretor do Instituto CTNI – Centro de Tecnologia, Novos Negócios e Inovação, Atiliano de Oms Sobrinho.
.
.
Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional.
.
.
.
Siga o Itaipu Binacional nas Redes Sociais