Nota Social

Foz em Destaque

Benefícios ao andar de moto: sua vida pode ser melhor em duas rodas!

Pesquisa, conduzida pela Universidade da Califórnia, mostrou que os benefícios de pilotar uma moto são semelhantes aos de exercícios leves

andar de moto Autoescola JK Centro

Andar de moto não é apenas uma necessidade, tendo em vista que o trânsito das cidades está cada vez mais difícil e esse é um dos meios de transportes mais rápidos. 

Além disso, existem alguns benefícios ao andar de moto que podem convencer você que esse é um ótimo caminho para pensar que tirar ou incluir a habilitação de moto vale a pena. Estar habilitado para dirigir é fundamental para você ter liberdade de escolher para onde vai, como e com quem! 

Os motociclistas usam a palavra liberdade para descrever o que sentem quando estão em cima de uma moto. Tudo isso, associando a uma estrada aberta, o vento em seus rosto, a fuga em direção às montanhas ou, até mesmo, para o labirinto urbano das cidades. De fato, essa é uma sensação inexplicável para o motociclista.

Andar de moto é mais do que trabalho, ele também é considerado um hobby emocionante e desafiador. Por isso, a Autoescola JK oferece as melhores condições para você tirar sua habilitação.

Muitos motociclistas não se cansam de afirmar que andar de moto é uma forma de reduzir o estresse e manter uma mente positiva e saudável. Mas, o então senso comum agora pode se apoiar nos resultados de um estudo neurobiológico. Conduzido pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

andar de moto Autoescola JK Centro

Benefícios ao andar de moto

Esse conteúdo mostra alguns desses benefícios, baseados em estudos feitos por cientistas que constataram que a moto pode ser um ótimo aliado.

Esse é o primeiro passo para pensar em colocar uma moto em sua rotina, seja para ir trabalhar ou para lazer, ela pode ser uma grande aquisição para você. 

A sensação de liberdade

Uma equipe de pesquisa monitorou a atividade cerebral e a frequência cardíaca dos participantes do estudo, bem como os níveis de adrenalina, cortisol e noradrenalina.

Ambas as pessoas do teste foram submetidas a andar de carro e de moto, a fim de medir a atividade cerebral e os níveis hormonais dos participantes.

Segundo o Dr. Don Vaughn, neurocientista que liderou a pesquisa, atualmente os níveis de estresse, principalmente entre os jovens adultos, continuam aumentando. E as pessoas estão procurando formas de melhorar a saúde mental e física.

Portanto, o estudo concluiu que existem benefícios ao andar de moto. Pois aumenta as métricas de foco e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal do estresse.

Um dos principais benefícios ao andar de moto é a redução nos níveis de estresse, graças a sensação de liberdade que ela pode trazer para o condutor.

.

Ganho de tempo 

Além da parte neurológica das pessoas serem afetadas positivamente como ótimos benefícios ao andar de moto, existem também as pequenas vitórias do dia a dia.O ganho de tempo é significativo quando se tem uma moto, pois você corta o trânsito que existe nas metrópoles, chegando mais cedo em casa.

O fato de chegar em casa mais cedo que o planejado, faz com que você aproveite mais tempo com a sua família, por exemplo.

Pode ser considerada uma pequena vitória vista de fora, mas para quem está o dia todo trabalhando e chega em casa para passar esse tempo a mais com quem ama, é um passo grande.

.

Estacionamento fácil

Outro ponto a ser citado é o fato de estacionamento. Sim, uma moto ocupa muito menos espaço que um carro, portanto, o fato de poder estacionar em qualquer espacinho é o que torna o veículo ainda mais vantajoso.

De certa forma, isso também pode ser considerado como um ganho de tempo, já que você não fica uma certa fração de minutos rodando e procurando uma vaga para estacionar. Enfim, o fato de andar de moto pode fazer com que você tenha uma qualidade de vida melhor e a ciência comprova isso.

Sobre a Pesquisa

A equipe de pesquisa monitorou a atividade cerebral e a frequência cardíaca dos participantes, bem como os níveis de adrenalina, noradrenalina e cortisol. O estudo financiado pela Harley-Davidson, intitulado “Os efeitos mentais e físicos de pilotar uma motocicleta” mediu as respostas biológicas e fisiológicas de mais de 50 motociclistas experientes, usando a tecnologia de Eletroencefalografia móvel.

“Os resultados da pesquisa que o Dr. Vaughn e sua equipe identificaram ajudam a explicar o que nossos motociclistas e fãs sentiram nos últimos 116 anos. Há uma vitalidade e uma experiência sensorial intensificada que vem da liberdade de andar de moto. “Esperamos que suas descobertas inspirem a próxima geração de pilotos a experimentar esses benefícios junto conosco ”, concluiu Heather Malenshek, vice-presidente sênior de marketing e marca da Harley-Davidson.

Visão geral da pesquisa 

Conduzido por três pesquisadores, a pesquisa revelou evidências científicas inéditas sobre os benefícios físicos e mentais de pilotar uma moto. O estudo descobriu que o motociclismo aumentou as métricas de foco e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de estresse. 

Os pesquisadores registraram a atividade cerebral e os níveis hormonais dos participantes antes, durante e depois de pilotar uma moto, dirigir um carro e descansar. Ao andar de moto, os participantes experimentaram maior foco sensorial e resiliência à distração.

Pilotar por apenas 20 minutos também produziu um aumento nos níveis de adrenalina e frequência cardíaca. Bem como uma diminuição nas métricas de cortisol – reações frequentemente associadas a exercícios leves e redução do estresse.

“Os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto de atividades como o motociclismo no cérebro não existia”, ressaltou o Dr. Don Vaughn, o neurocientista que liderou a equipe de pesquisa. “O cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam”.

“Enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao estresse, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro”, explicou o professor da UCLA e membro da equipe sênior, Dr. Mark Cohen. “Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada.”

“As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre a pilotagem de uma moto e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas”, continuou o Dr. Vaughn. “O que pode ser significativo para reduzir o estresse do dia a dia.”

Destaques do Estudo:

– Pilotar uma motocicleta diminuiu os biomarcadores hormonais do estresse em 28%

– Em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a frequência cardíaca dos participantes. Em 11% e os níveis de adrenalina em 27% – semelhante ao exercício leve

– O foco sensorial foi aprimorado ao andar de motocicleta em comparação a dirigir um carro, um efeito também observado em meditadores experientes e não-praticantes de meditação

– Alterações na atividade cerebral dos participantes do estudo durante a pilotagem sugeriram um aumento no estado de alerta semelhante a beber uma xícara de café

andar de moto Autoescola JK Centro

Agora que você já sabe como é bom poder andar de  moto, vá até a @autoescolajkcentro. A única autoescola da região com pista coberta de moto!  Invista em mais qualidade de vida.

.

Autoescola JK Centro

📱 (45) 9916-3450

📌 Avenida Juscelino Kubitschek, 793 – Centro

.

.

.

.

Siga a Autoescola JK Centro nas Redes Sociais

Foz em Destaque

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS