Nota Social

Foz em Destaque

50 anos do Tratado de Itaipu

Encontro celebra 50 anos do Tratado de Itaipu, marco da diplomacia latino-americana. A celebração reuniu diretores, conselheiros e empregados da usina binacional, além de outras autoridades.

Há 50 anos, Brasil e Paraguai firmaram um importante compromisso por meio da assinatura do Tratado de Itaipu. Em suma, um documento que deu origem à hidrelétrica, situada no Rio Paraná e essencial para o desenvolvimento do nosso país.

Afinal, além de ser líder mundial na geração de energia limpa e renovável, a usina é responsável por realizar um dos maiores aproveitamentos hidrelétricos de todos os tempos e vem reforçando a atuação com foco nas questões sociais e ambientais. 

Marco histórico para o fortalecimento das relações entre Brasil e Paraguai, o Tratado de Itaipu completou 50 anos nesta quarta-feira. O documento – assinado em 26 de abril de 1973 – autorizou o aproveitamento conjunto dos recursos hidroelétricos do Rio Paraná, no trecho entre Guaíra e Foz do Iguaçu, e abriu caminho para a construção da usina de Itaipu.

O aniversário do Tratado foi celebrado na manhã desta quarta-feira em cerimônia que reuniu empregados brasileiros e paraguaios de Itaipu, diretores, conselheiros e autoridades convidadas.

Documentário conta história dos 50 anos do Tratado de Itaipu

Muito já foi dito e registrado sobre a grande saga de brasileiros e paraguaios que construíram a maior hidrelétrica do mundo. Pois as profundas transformações regionais e os sucessivos recordes de geração de energia. Mas o grande público pouco sabe sobre o que aconteceu antes 26 de abril de 1973, data em que os dois países assinaram o documento que permitiu essa prodigiosa jornada conjunta. 

Com 30 minutos de duração, o filme “Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu” joga luz sobre um período fundamental para o surgimento da Itaipu Binacional. Sobretudo, resgatando uma história pouco conhecida e reconhecendo o papel daqueles que tanto trabalharam para a conquista desse grande marco da diplomacia brasileira e paraguaia. 

Produzido pela VideoUp e coordenado pela Assessoria de Comunicação Social da Margem Esquerda, o documentário explica o contexto histórico em que se deram as negociações e os bastidores diplomáticos, jurídicos e de estudos de engenharia que precederam o megaempreendimento.

 A obra já nasce como referência audiovisual imprescindível para todos os que pretendem compreender melhor o Tratado de Itaipu, há meio século considerado uma referência mundial em acordos bilaterais.

Além do documentário, a Comunicação Social preparou outras ações, como a mostra “Itaipu, uma obra diplomática”, no Ecomuseu. Além disso, o lançamento de um livro sobre o Tratado. Assim como uma cerimônia, no dia 26, que reuniu diretores brasileiros e paraguaios da binacional, conselheiros, autoridades e empregados de Itaipu na pista em frente ao Edifício da Produção da usina, sobre o Rio Paraná, que demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai.



Ficha técnica

Título: Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu

Ano: 2023

País: Brasil

Idioma: Português

Duração: 28 minutos

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Direção: Marcelo Hammarstron

Produção: VideoUp/Itaipu Binacional

eos supermercados

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS