Nota Social

Foz em Destaque

PLACA DE BRUXISMO

Saiba mais sobre esse transtorno que afeta tantas pessoas

.

.

O tratamento do bruxismo precisa ser feito utilizando a placa miorrelaxante em associação com outras medidas, conforme a necessidade de cada pessoa. Assim, para definir a placa miorrelaxante ideal, é preciso passar por uma avaliação criteriosa de um especialista, como a Dra Samantha Perner, ortodontista do Instituto Odontológico Valmir Lavinicki

.

.

.

.

Não é difícil entender o que é bruxismo. Essa condição, também conhecida como o ranger de dentes, se caracteriza por movimentos involuntários com a mandíbula e o maxilar. Isso provoca atrito entre os dentes e excesso de força nas arcadas dentárias. O tratamento envolve o uso da placa de bruxismo.

Entre os brasileiros, cerca de 40% da população sofre com bruxismo. Esse é um número preocupante porque esse problema pode causar sérias consequências para a saúde bucal e a qualidade de vida. Provoca, por exemplo, dor de cabeça, tensões musculares, desgastes, trincas e fissuras nos dentes.

Por isso, é muito importante identificar os sintomas e buscar a ajuda do dentista. Afinal, como a gente explicou, esse problema tem tratamento. Neste artigo você vai descobrir como ele é feito utilizando a placa miorrelaxante, ou estabilizadora. Continue lendo para saber mais!

.

.

.

.

O que é o bruxismo e quais são os seus sintomas?

O bruxismo é caracterizado pelo ato inconsciente e involuntário de apertar os dentes, principalmente no período noturno. Essa disfunção pode ser causada pelo fechamento incorreto da boca, por problemas psicológicos e por fatores congênitos.

Quem sofre com o problema pode ter a qualidade de vida prejudicada, já que o bruxismo manifesta vários sinais que são percebidos no dia seguinte. Os principais deles são:

  • dificuldade ou dor para mastigar;
  • dificuldade para movimentar a boca;
  • dor na mandíbula;
  • dor nos ombros, no pescoço ou na cabeça.

Esses sintomas também causam alterações no humor e dificuldade de concentração. Em casos mais graves, quando a pessoa exerce uma força muito grande nos dentes, também é possível perceber sangramentos na gengiva. Isso acontece porque os tecidos que sustentam a arcada dentária recebem essa carga de esforço, sendo danificados.

Caso o paciente não trate o bruxismo corretamente com o uso da placa, o problema resulta em dentes desgastados e soltos, além do comprometimento da parte estética do sorriso.

.

.

.

.

O que é a placa de bruxismo e quem deve usá-la?

A placa de bruxismo é recomendada para pessoas que apresentam eventos recorrentes de ranger ou apertamento de dentes, durante a noite ou em estado de vigília. Ela faz parte do tratamento desse problema e contribui para desestimular as contrações musculares.

Também chamada de placa miorrelaxante ou estabilizadora, esse aparelho é confeccionado em acrílico transparente e personalizado para cada pessoa. É um dispositivo que se encaixa na arcada dentária para proteger os dentes.

O uso contínuo da placa evita contrações involuntárias dos músculos da face responsáveis pela mastigação. Isso acontece porque o volume do aparelho na boca começa reduzindo a potência da musculatura e, com o passar do tempo, os músculos se acostumam com o dispositivo e se mantêm relaxados.

Entretanto, vale lembrar que a placa de bruxismo complementa o tratamento desse problema. Ela sozinha nem sempre é suficiente, pois esse distúrbio pode ser provocado inclusive por condições psicológicas, que também precisam ser tratadas.

.

.

.

.

Quais são os benefícios do uso dessa placa?

O benefício imediato do uso da placa de bruxismo é a proteção dos dentes. Ela envolve a arcada dentária evitando o contato entre os dentes superiores e os inferiores. Assim, ainda que aconteçam os movimentos e a sobrecarga de força, a dentição não sente essas agressões e sua estrutura é preservada.

Como explicamos, o uso contínuo também promove uma espécie de reprogramação da musculatura. No início, há uma redução da força exercida, e depois os movimentos são inibidos. A pessoa não faz mais força rangendo ou apertando as arcadas.

Por consequência, temos uma melhoria dos sintomas que o bruxismo desencadeia. A qualidade do sono fica melhor, o descanso é mais reparador, evitamos as dores de cabeça, as tensões da musculatura da face, do pescoço e dos ombros, além de preservar a saúde bucal como um todo.

Isso é muito importante porque, como explicamos na introdução do artigo, o tratamento do bruxismo precisa ser feito porque esse problema pode trazer sérios prejuízos para os dentes e os tecidos que os sustentam. Provoca, por exemplo:

  • perda de estrutura por desgaste;
  • sensibilidade dentária;
  • retração gengival;
  • desgaste na articulação temporomandibular;
  • maior suscetibilidade para gengivite e periodontite.

.

.

Como diminuir ou resolver o bruxismo?

Você viu que o tratamento do bruxismo não acontece somente com o uso da placa. Outras medidas também são necessárias de acordo com aquilo que está provocando o problema, afinal, o ranger de dentes pode ter diferentes causas, como:

  • desalinhamentos dentários;
  • uso de alguns medicamentos;
  • suscetibilidade genética;
  • refluxo gastroesofágico;
  • estresse e ansiedade.

Sendo assim, também pode ser necessário recorrer a outros especialistas, como ortodontista e uma equipe médica, conforme aquilo que foi identificado. Mas geralmente os quadros de bruxismo estão associados aos fatores emocionais.

.

.

.

.

A placa de bruxismo tem um papel muito importante no tratamento desse problema porque ela faz a reprogramação da musculatura e protege os dentes das agressões. Porém, é preciso observar cada caso de uma forma mais completa para que o bruxismo seja tratado na sua base, evitando que se manifeste de novo.

O Instituto Odontológico Valmir Lavinicki pratica odontologia de alta performance, possui um ambiente confortável e conta com tecnologia de ponta e equipamentos atuais. Com uma equipe altamente especializada, trabalhando com foco na excelência e na satisfação do paciente.

.

DR. VALMIR LAVINICKI

Especialista em Implante Dental e Estética Oral

DRA. LILIAN JULIS

Especialista em Reabilitação Oral e Harmonização Orofacial

DRA. SAMANTHA PERNER

Especialista em Ortodontia

DR. PAULO TREVISAN

Especialista em Endodontiatiti

DRA. MARCIA RITA CORTIANO

Especialista em Dentística Restauradora

.

.

.

.

Sabia que muitas pessoas descobrem que têm bruxismo quando vão ao dentista? Aproveite e agende uma avaliação no Instituto para saber se está tudo bem com seu sorriso.

.

.

.

INSTITUTO ODONTOLÓGICO VALMIR LAVINICKI

☎ (45) 3028-2235

📲 (45) 99142-4576

📌Rua Belarmino de Mendonça, 110 – Centro, Foz do Iguaçu – PR

.

.

.

.

Siga o Instituto Odontológico Valmir Lavinicki nas Redes Sociais

eos supermercados

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS

Conheça a ODA Vinhoteca Duty Free!

A ODA Duty Free oferece mais de 200 rótulos de vinhos argentinos, com atendimento rápido e personalizado, e parcelamento em até 3x sem juros. A