Nota Social

Foz em Destaque

FABRÍCIO ROMÃO, ENSINA A CONTROLAR A ACIDEZ NO SOLO

.

Uma das mais importantes atividades no preparo da terra para o cultivo agrícola é a correção da acidez do solo. Essa é uma prática indispensável, sobretudo pelo fato de grande parte dos terrenos brasileiros serem naturalmente ácidos.

Além disso, as águas de chuva e de irrigação carreiam importantes elementos, como cálcio, magnésio e potássio, empobrecendo e acidificando o solo. Do mesmo modo, a própria lavoura extrai esses nutrientes, levando à condição de acidez inclusive os terrenos naturalmente neutros. 

A acidez do solo prejudica suas plantas? No vídeo, o engenheiro agrônomo da Agroshopping, Fabricio Romão, nos dá dicas sobre como melhorar a saúde das suas plantas para que elas cresçam firmes e fortes! 

.

.

.

.

O que é acidez de um solo?

A acidez é uma condição bioquímica resultante, principalmente, da ausência de quantidades adequadas dos elementos cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K). Com isso, na solução do solo, observa-se a presença de íons de hidrogênio (H), cuja quantidade caracteriza uma maior ou menor acidez.

A quantidade de íons hidrogênio é avaliada pela medição de seu pH, o chamado potencial hidrogeniônico. Quanto mais baixo for o valor do pH do solo, maior a sua acidez. Ao contrário, quanto maior o pH, menos ácido é o terreno, estando a neutralidade no valor 7,0.

Por sua vez, solos muito ácidos trazem grandes prejuízos à saúde da lavoura e constituem forte obstáculo à produção agrícola. A acidez libera a presença de elementos tóxicos para a planta, como o alumínio e o manganês, ao mesmo tempo que reduz a disponibilidade de nutrientes.

Dessa forma, é preciso corrigir essa condição para uma faixa de pH mais adequada à cultura. Trata-se, na verdade, de prática essencial para a maioria das lavouras e uma importante razão para se conhecer a qualidade do solo.

.

Como evitar a acidez prejudicial do solo?

A alteração do pH do terreno para elevar o seu valor em direção à neutralidade é realizada por meio dos chamados corretivos de acidez. Existem algumas alternativas para distribuí-los para recuperar o solo, sendo que a mais comum é o calcário.

Os trabalhos de correção constituem a primeira medida de preparo do terreno para a lavoura e, de modo geral, antecede em cerca de 60 a 90 dias a época do plantio. A análise do solo deve ser realizada a fim de identificar as reais necessidades e dimensionar a aplicação do corretivo mais adequado.

.

Quais os benefícios da correção da acidez do solo?

Grande parte das culturas agrícolas não se dá bem com solos muito ácidos, pois se desenvolveram em ambientes próximos à neutralidade ou apenas ligeiramente ácidos.

Assim, diversas dificuldades encontradas pelas plantas e pelo cultivo de lavouras em regiões de acidez elevada são resolvidas com a correção. Na verdade, os benefícios desse trabalho não se limitam aos casos de acidez muito elevada, sendo importantes sempre que o pH estiver abaixo do melhor índice para a lavoura.

.

Deixar seu jardim ou horta mais bonitos e saudáveis é muito importante, por isso a Agroshopping é uma loja completa e repleta de produtos para cada necessidade!

.

.

Agroshopping: mais perto de você

TELE ENTREGAS

☎ 45 3528-0250

📲 45 99931-7586 (Whatsapp)⠀⠀

.

.

.

Duas lojas para sempre estar mais perto de você:

📌 Av. JK, 3500

📌 Avenida República Argentina, 4380

.

.

.

.

.

Siga a Agroshopping nas Redes Sociais

eos supermercados

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS