NATAL DE ITAIPU GRAMADÃO 2024
A Vila Encantada, no Gramadão da Vila A, tem atividades para toda a família
E quem também chegou do céu já na abertura do Natal foi o Papai Noel, ganhando muitos aplausos do público presente, em especial “os baixinhos” chegando em seu trenó puxado por renas.
O Papai Noel já chegou no Gramadão da Vila A e está muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional.
Até o dia 5 de janeiro, o bom velhinho tem uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu aconteceu com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar, adiado por conta das chuvas mas que encantou o público na quarta-feira, 11 de dezembro. Foi o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.
Vestidos de anjos, alguns deles, inclusive, foram içados sobre a estrutura por uma grua.
Com mais de 40 artistas, a Cia Despertar contou a história de Luli, uma menina que, com ajuda de seres mágicos, estava determinada a resgatar o espírito de Natal para a família. Integrantes do Coral Itaipu também subiram ao palco para um coro natalino. Vestidos de anjos, alguns deles, inclusive, foram içados sobre a estrutura por uma grua. E quem também chegou do céu foi o Papai Noel, que arrancou aplausos do público em seu trenó puxado por renas.
A queda de 15 mil balões coloridos para serem estourados em uma interação da plateia com os personagens da peça foi um momento de destaque na festa da abertura. Todos os balões eram biodegradáveis e não poluentes.
Programação segue intensa
Todo final de semana (de sexta a domingo), temos música para todos os estilos, com destaque para artistas locais.
Na programação já tivemos no dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE.
O início é sempre às 19h.
Neste fim de semana, dia 20, temos a Orquestra Doxologia; já no dia 21, apresentação do Grupo Inspira Samba e, no domingo (22), é a vez da banda Lei de Gauss.
Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começa com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura é acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Temos ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Oficinas
Deste a última terça-feira (10), o público está aprendendo e se divertindo com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias está a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore ministra uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina ensinam a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino está encarregado da pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministra a Oficina de Jardinagem.
As oficinas organizadas pela Itaipu no Gramadão também estão atraindo a atenção de crianças e adultos, incluindo jovens atendidos por projetos sociais que têm apoio da Itaipu.
Elas acontecem nas casinhas decoradas, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação é aberta ao público com número limitado de inscritos, conforme a capacidade de atendimento. As inscrições são feitas por ordem de chegada.
“O objetivo da Vila de Natal Encantado da Itaipu é proporcionar um espaço de lazer e magia para crianças que, muitas vezes, não têm a oportunidade de viver essa experiência. Cada detalhe foi pensado para criar memórias felizes e marcantes, porque nós dessa gestão acreditamos que o Natal é uma oportunidade de inclusão, esperança e alegria. Ao reunir oficinas criativas, apresentações emocionantes e um ambiente acolhedor, quisemos garantir que todas as crianças pudessem levar consigo a lembrança de um Natal especial e inesquecível”, explicou a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler.
Contação de histórias
Uma oficinas mais procuradas da Vila de Natal é a de Contação de Histórias, conduzida pela própria Mamãe Noel. A Senhora Árvore ministra oficina de Pintura de Enfeites, usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina ensinam a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino faz pinturas em ecobags. E a Fada Atlântica ministra a Oficina de Jardinagem.
Como não poderia faltar, o Papai Noel também tem sua casinha exclusiva e decorada no Gramadão, para receber a criançada. O horário de funcionamento é das 20h às 22 de terça a sexta-feira; e das 18h às 22h, aos sábados e domingos.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Outro espaço especial é a Casa das Doações de Brinquedos, onde o público pode fazer doações de brinquedos novos ou em ótimo estado de conservação, que são direcionados para instituições e crianças carentes. A Casa das Doações funciona no mesmo horário das oficinas. Esta é uma parceria com o Sesc e a RPC.
As atrações da Vila Encantada de Natal permanecem no Gramadão da Vila A até o dia 5 de janeiro.
Confira a programação completa em:
Assessoria de Imprensa de Itaipu
Fotos: Jean Pavão e Sara Cheida/Itaipu Binacional
Foz em Destaque – Sua vida mais divertida!!!
NATAL DE ITAIPU GRAMADÃO 2024