Datas 11 de outubro 2024 Foz em Destaque
Dia Internacional da Menina
O Dia Internacional da Menina (em inglês: International Day of the Girl Child) é celebrado em 11 de outubro. É uma data comemorativa declarada pela Organização das Nações Unidas.
O primeiro Dia Internacional da Menina foi celebrado em 11 de outubro de 2012.
A celebração marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.
Essas desigualdades incluem o acesso e o direito à educação, à nutrição, aos direitos legais e a cuidados médicos, e a proteção contra discriminação, violência e casamento infantil forçado.
História
A iniciativa do Dia Internacional da Menina começou com um projeto da Plan International, uma organização não-governamental que opera em todo o mundo.
A ideia de se criar um dia internacional para conscientizar sobre os direitos das meninas cresceu com a campanha global Por Ser Menina (em inglês: Because I Am a Girl), da Plan International, que visa conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas de todo o mundo e, particularmente, em países em desenvolvimento, através da educação.
A Plan International do Canadá se aproximou do governo federal canadense para conseguir apoio de conscientização sobre a campanha a nível internacional.
O Dia Internacional da Menina foi formalmente proposto como uma resolução pelo Canadá na Assembleia Geral das Nações Unidas. Rona Ambrose, ministra do Estatuto da Mulher do Canadá, patrocinou a resolução; uma delegação de mulheres e meninas fizeram apresentações em apoio à iniciativa na 55° Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher.
Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou para aprovar a resolução que adotou 11 de outubro de 2012 como o inaugural Dia Internacional da Menina.
A resolução afirma que o Dia Internacional da Menina reconhece a capacitação e investimento nas meninas, que são fundamentais para o crescimento econômico, a realização de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo a erradicação da pobreza e de extrema pobreza, bem como a participação significativa de meninas nas decisões que as afetam, são a chave para quebrar o ciclo de discriminação e violência e na promoção e proteção do pleno e efetivo gozo dos seus direitos humanos.
E reconhece também que capacitar meninas requer a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão e do apoio ativo e engajamento de seus pais, tutores legais, familiares e prestadores de cuidados, bem como de meninos e homens, e da comunidade em geral.
A cada ano, o Dia Internacional da Menina tem um tema; o primeiro foi “Acabar com o Casamento Infantil”; o segundo, em 2013, foi “Inovando a Educação das Meninas”; o quarto, em 2014, foi “Empoderando Meninas Adolescentes: Quebrando o Ciclo da Violência”; em 2015, o tema é “O Poder das Meninas Adolescentes: Visões para 2030”.
Eventos pelo mundo
O Planetário Hamburg Welt-Mädchentag recebeu iluminação rosa para celebrar o Dia Internacional da Menina
A prefeitura da Finlândia recebeu iluminação rosa para celebrar o Dia Internacional da Menina
Vários eventos para promover o Dia Internacional da Menina são organizados na maioria dos países. Alguns são patrocinados pela Organização das Nações Unidas.
Outros são organizados por diversas organizações não-governamentais locais.
Para marcar o lançamento da campanha mundial Por Ser Menina (Because I am a Girl), vários monumentos no mundo inteiro foram iluminados de rosa, tais como o Empire State Building (Nova York), CN Tower (Toronto), Sony Building (Berlim), Niagara Falls (Ontário, Canadá), London Eye (Londres), A Pequena Sereia (Copenhagen) e outros quatro no continente asiático. No Brasil, a Plan International Brasil realiza diversos eventos como sessões de cinema, iluminação de monumentos, debates, passeatas e flash mob.
Em São Paulo, a Plan International Brasil iluminou o Monumento às Bandeiras de rosa, na virada do dia 10 para o dia 11 de outubro de 2012. Em São Luís, a Pedra da Memória, obelisco datado de 1841, localizado à Avenida Beira-mar/Centro Histórico, sendo parte do conjunto arquitetônico da cidade Patrimônio da Humanidade, também recebeu iluminação rosa na virada do dia 10 para 11.
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
por Pró-Vida
A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais de um bilhão de adultos, em todo o mundo, está acima do peso — destes, 500 milhões são considerados obesos.
São mais de 40 milhões de crianças, com idade até cinco anos, que estão acima do peso.
Só no Brasil, cerca de 20% da população tem obesidade.
O excesso de peso está presente em 60% dos brasileiros adultos.
Essas estatísticas estão em elevação e em todas as faixas etárias.
A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde.
A OMS define o diagnóstico pelo índice de massa corporal (IMC), que é calculado utilizando a altura e o peso do indivíduo (IMC = peso (kg) / altura (m)2).
Segundo a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso, e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
O aumento no consumo de alimentos industrializados e o estresse são algumas das causas associadas à obesidade, embora a doença também possa ter fatores genéticos. As pesquisas mostram que a obesidade vai além do comer muito e gastar pouca caloria. Alguns estudos já apontam a poluição e bactérias presentes no intestino como fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Complicações
A obesidade apresenta inúmeras complicações e, de acordo com a tendência individual, ela pode desencadear diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e alguns tipos de câncer, sem citar fatores psicológicos por causa do estigma da obesidade.
A obesidade leva as pessoas a viverem menos e com pior qualidade de vida.
O tratamento inclui alimentação saudável, com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar ao uso de medicamentos.
Em casos mais graves, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.
- Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e provoca aumento no tamanho da barriga, é perigosa e precisa ser combatida;
- As crianças devem fazer uma hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias;
- O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.
Fontes: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo
© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.
Dia do Deficiente Físico
O objetivo da data é promover os direitos das pessoas com deficiência física e conscientizar a sociedade
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, celebrado anualmente no dia 11 de outubro, marca a luta pela promoção dos direitos dos mais de 13 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência física.
Além de dar maior visibilidade a estas pessoas, a data foi instituída com o propósito de conscientizar a sociedade e destacar as transformações positivas decorrentes da inclusão.
Conforme o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, considera-se pessoa com deficiência física aquela que tem impedimento de longo prazo dessa natureza, seja em sua formação fisiológica ou anatômica, que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.
Toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais, sem sofrer nenhuma espécie de discriminação.
Isto é, toda forma de restrição ou exclusão que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.
Inclui a recusa de adaptações no ambiente e de fornecimento de tecnologias inclusivas, entre outros mecanismos importantes de acessibilidade para a pessoa com deficiência.
Muitos foram os avanços para o grupo nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis, como as regulamentações de artigos da Lei Brasileira de Inclusão – LBI, que dispõe sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em determinados estabelecimentos, além de assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios, por exemplo.
Apesar dessas conquistas, muitas barreiras ainda persistem por causa do preconceito e da falta de informação da sociedade, o que reforça a importância de conscientizar e promover os direitos referentes à acessibilidade, mobilidade e respeito da pessoa com deficiência física.
É, enfim, sobre entender que a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva depende de todos nós.
Dia do Teatro Municipal
Em 11 de outubro comemora-se o Dia do Teatro Municipal, independente da esfera e da cidade em que esteja localizado.
A data comemorativa relaciona-se com a criação do Museu do Teatro Municipal de São Paulo, em 11 de outubro de 1983.
O museu foi criado no intuito de preservar a memória da instituição.
Os teatros municipais construídos no Brasil, sobretudo, a partir do século XIX e XX, foram espaços projetados, inicialmente, para cultura erudita. Espaços com arquitetura robusta, detalhista, com grande imponência e destaque na paisagem das cidades.
Nas últimas décadas, o acesso aos teatros municipais tornou-se mais democrático, atraindo um novo público, com apresentações de custo popular à toda população.
A imagem em destaque, do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta um dos principais cartões postais da cidade, localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro.
O espaço inaugurado em 1911 atendeu aos anseios de elite local, com um teatro para completar os espaços culturais da cidade, em especial, com apresentações de óperas.
A inauguração foi feita por Carlos Gomes, com a ópera, II Guarany.
Na década seguinte à inauguração, em 1922, o teatro recebeu a Semana de Arte Moderna, símbolo do movimento modernista no país.
A partir da década de 20, com o evento modernista, o teatro passou a receber outros eventos, além das óperas, dinamizando as opções do teatro.
Com duas reformas em seu currículo e superando as mudanças da cidade de São Paulo, o teatro segue encantando, pela beleza e apresentações.
A fotografia do Theatro Municipal de São Paulo, com data provável, década de 20, está custodiada pela Seção de Iconografia.
Datas 11 de outubro 2024 Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida!”