Datas Comemorativas

Foz em Destaque

Datas 04 de Setembro 2024

Datas 04 de Setembro 2024 Foz em Destaque


Dia Mundial do Taekwondo

Dia Mundial do Taekwondo
Datas 04 de Setembro 2024 Foz em Destaque

Taekwondo

Taekwondo, Tae Kwon Do ou Taekwon-Do é uma arte marcial coreana que desde 1988 passou a ser um esporte olímpico.

A palavra “Taekwondo” é formada por três termos: Tae (lutar com os pés), Kwon (lutar com as mãos) e Do (caminho espiritual).

Dessa forma, essa arte marcial significa “caminho dos pés e mãos através da mente”, sendo uma prática que exige disciplina e autocontrole dos participantes.

Desde 2006, o Dia mundial do Taekwondo é comemorado em 4 de setembro.

A origem e a história do Taekwondo

Segundo a ITF (Federação Internacional de Taekwondo), o Taekwondo moderno, tal qual o conhecemos hoje, surgiu em 1955, sendo atribuído ao general Choi Hong Hi sua criação.

Como fundador, ele estudou durante 10 anos para desenvolver técnicas de ataque e defesa baseadas em artes marciais tradicionais e milenares da Coreia. Inclusive, Choi Hong Hi chegou a praticar karatê (outra arte marcial de origem japonesa).

Fonte


Dia do Serventuário

Dia do Serventuário
Datas 04 de Setembro 2024 Foz em Destaque

 Lei número 4.965, de 31 de março de 1986, institui o Dia do Serventuário, a ser comemorado no dia 4 de setembro.

Os serventuários são funcionários do sistema judicial, isto é, trabalham para o governo e auxiliam juízes, promotores e advogados nos processos jurídicos. 

Eles podem ser auxiliares de justiça, tabeliães, escrivães, oficiais de justiça, porteiros de auditório, oficiais de registros públicos, etc.

Eles trabalham com muitos documentos importantes e precisam ser honestos e responsáveis, pois o trabalho deles é essencial para o encaminhamento de um processo e, se algo der errado, isso pode afetar a vida de muitas pessoas.

Fonte: Menino Maluquinho / Jus Brasil Legislação


Dia da Lei Eusébio de Queirós

Dia da Lei Eusébio de Queirós
Datas 04 de Setembro 2024 Foz em Destaque

“Lei Eusébio de Queirós

Com o clima político favorável ao fim do tráfico negreiro, o ministro da Justiça, Eusébio de Queirós Coutinho Matoso Câmara, decidiu propor um projeto de lei que debatesse a questão. 

Essa lei tinha como objetivo garantir a proibição do tráfico negreiro ao mesmo tempo em que garantiria que os escravos que foram trazidos ao país entre 1831 e 1845 fossem mantidos como escravos.

O ministro da Justiça, Eusébio de Queirós, foi o propositor da lei que aprovou a abolição do tráfico negreiro em 1850.

Vale dizer que Eusébio de Queirós era uma figura problemática, uma vez que, como chefe de polícia, cargo que ocupou entre 1833 e 1844, ficou conhecido por negligenciar os navios negreiros que desembarcavam no Rio de Janeiro.

De toda forma, a proibição do tráfico negreiro proposta por ele avançou e foi transformada na Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850. 

Essa lei ficou conhecida como Lei Eusébio de Queirós e determinou a proibição definitiva do tráfico de africanos escravizados no Brasil. 

A escravidão, no entanto, permaneceu ativa, e o tráfico interprovincial intensificou-se.

Após a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, um sistema de repressão ao tráfico negreiro foi colocado em funcionamento, o que fez com que a modalidade deixasse de existir a partir de 1856, ano em que se registou o último desembarque clandestino. 

Um reforço a Eusébio de Queirós aconteceu em 1854, quando foi aprovada a Lei Nabuco de Araújo, que punia aqueles que encobrissem o tráfico de escravos.

Ainda assim, estima-se que, entre 1850 e 1856, cerca de 38 mil africanos tenham entrado ilegalmente no Brasil. 

Apesar do revés com o fim do tráfico, a elite escravocrata e latifundiária atuou para garantir os seus interesses. 

Duas semanas depois de proibido o tráfico de escravos, foi aprovada a Lei de Terras, que criava empecilhos para que os imigrantes pudessem obter terras no Brasil. 

A iniciativa visava forçá-los a trabalhar para os grandes fazendeiros.”

Veja mais sobre “Lei Eusébio de Queirós” em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/lei-eusebio-de-queiros.htm


Datas 04 de Setembro 2024 Foz em Destaque

Criação & Artes: Ana Carvalho.

Foz em Destaque “Sua Vida mais divertida

eos supermercados

INSCREVA-SE PARA APARECER AQUI

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros DATAS COMEMORATIVAS

Datas 20 de Setembro 2024

Datas 20 de Setembro 2024 Foz em Destaque Dia do Engenheiro Químico Esta data tem como intuito homenagear os profissionais que possuem a função de

Datas 19 de Setembro 2024

Datas 19 de Setembro 2024 Foz em Destaque Dia Nacional do Teatro O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro. Esta data