Datas 10 de Abril 2024
Dia da Engenharia
O Dia da Engenharia comemora-se no Brasil anualmente no dia 10 de abril.
Origem do Dia da Engenharia
O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança.
Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná.
O dia 10 de abril é, na verdade, o Dia da Engenharia Militar, mas ficou popularmente conhecido como o Dia da Engenharia.
Importância da Engenharia
No Dia da Engenharia, são relembradas as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade.
Ciência e matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e muitas vezes revolucionam completamente a vida humana.
Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à engenharia.
Tipos de Engenharia
- Engenharia Civil
- Engenharia Química
- Engenharia Biomédica
- Engenharia de Petróleo e Gás
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia de Aquicultura
- Bioengenharia
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia de Energia
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Pesca
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia em Agrimensura
- Engenharia Agrônoma
- Engenharia Agrícola
- Engenharia Acústica
- Engenharia de Segurança no Trabalho
- Engenharia de Horticultura
- Engenharia Física
- Engenharia Florestal
- Engenharia de Minas
- Engenharia Naval
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Hídrica
- Engenharia Mecatrônica
- Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária?
- Engenharia Sanitária
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia de Produção
- Engenharia Têxtil
Fonte; Calendarr
Dia da Arma de Engenharia
O Exército Brasileiro comemora, em 10 de abril, o Dia da Arma de Engenharia, data que marca o falecimento, em combate, do Tenente- Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, Patrono da arma e herói da Guerra da Tríplice Aliança.
O Tenente-Coronel Villagran Cabrita nasceu em 30 de dezembro de 1820, na cidade de Montevidéu, na Banda Oriental do Rio Uruguai, então Província Cisplatina, que integrava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Com o surgimento da República Oriental do Uruguai, a Cisplatina se separou politicamente do Império do Brasil, o que influenciou a migração da família Villagran para a Corte no Rio de Janeiro.
Em 1855, Villagran Cabrita foi pioneiro ao fazer parte do contingente inicial do 1º Batalhão de Engenharia, atual 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), primeira unidade de Engenharia do Exército Brasileiro.
Sua consagração na carreira militar ocorreu durante a Guerra da Tríplice Aliança, quando protagonizou uma das maiores façanhas da História Militar brasileira.
Durante a madrugada do dia 6 de abril de 1866, o Tenente- Coronel Villagran Cabrita atravessou o Rio Paraná e desembarcou na Ilha de Redenção, com cerca de 900 homens, para enfrentar as tropas paraguaias em seu próprio território, manobra ousada que, até então, nunca havia sido realizada naquela batalha.
O inimigo possuía uma complexa linha de defesa, com um robusto apoio de artilharia, mas isso não foi o suficiente para barrar o avanço das tropas brasileiras.
Após intensos combates, no dia 10 de abril de 1866, cessaram os fogos e logo vieram os sons da alvorada festiva, assinalando a vitória brasileira.
Entretanto, esse dia não é lembrado somente por sua glória, pois, enquanto redigia a Ordem do Dia que deveria comemorar tal feito, Villagran Cabrita foi alvejado por estilhaços de uma munição de artilharia, que lhe ceifaram a vida, colocando-o no panteão dos heróis da nação brasileira.
Datas 10 de Abril 2024
Desing e Artes por Ana Carvalho.
Pesquisa de texto e postagens por Marco Antonio
Para a Foz em Destaque – “Sua Vida mais divertida”