Nota Social

Foz em Destaque

Ecomuseu: Educação Ambiental Inovadora

O Ecomuseu da Itaipu é o espaço onde é possível conhecer o patrimônio cultural, a memória e a história da região onde a usina foi implantada.

Ele está localizado próximo à entrada da margem brasileira da usina e funciona como um centro interpretativo do território, da comunidade e da própria Itaipu. Ali, se apresentam exposições de longa duração, de fato, que contam a história da região e da construção da usina, e temporárias, com temáticas diversas. 

Nesse local, ademais, preservados mais de 40 mil itens que compõem coleções de zoologia, geologia, botânica, arqueologia, etnografia e história, patrimônios culturais representativos da história da região e do País.

Visita Virtual

O Ecomuseu está passando por reformas e por isso encontra-se fechado. Uma exposição com conteúdos atualizados e nova expografia está sendo construída. Por enquanto, é possível conhecer um pouco do museu por meio de um tour virtual que pode-se acessar clicando no link abaixo. Contudo, parte do acervo também pode-se ver no Centro de Recepção de Visitantes da Margem Esquerda, ou em exibições itinerantes, espetáculos, oficinas e ações educativas nos municípios da região.

Faça uma visita virtual:

https://lindeiros.org.br/360/ecomuseu_itaipu_binacional/

Assim, o Ecomuseu desenvolve ações que visam a preservar, pesquisar e comunicar, bem como fomentar o desenvolvimento cultural de forma sustentável. Além do Núcleo Central Básico junto à Itaipu, ele possui “antenas”, compostas por outros museus, escolas, universidades, refúgios biológicos, entre outros, que atuam como estações de observação e apoio às atividades desenvolvidas. A estrutura conecta municípios, pessoas, comunidades e participa de forma ativa do desenvolvimento educativo e cultural de toda a região. 

Desde sua criação, foram desenvolvidas atividades como: Feiras de Ciências; ações e atividades culturais e educacionais no território; atividades em datas comemorativas; feiras de cultura e criatividade; formação de professores; encontros e simpósios; formações continuadas; ações de difusão cultural (Natal no Ecomuseu, Carnaval Ecológico, Férias no Ecomuseu, Museu em Ação, Correnteza Cultural); e pesquisas e mapeamentos culturais, como o projeto “Olho da Terra”, que traçou um panorama da produção artística da região.

Fonte: https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/ecomuseu

.

.

.

Siga o Itaipu Binacional nas Redes Sociais

.

Siga o Turismo Itaipu nas Redes Sociais

Foz em Destaque

eos supermercados

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS