Nota Social

Foz em Destaque

Mais do que energia, desenvolvimento sustentável 

Após 35 anos de operação, a Itaipu segue batendo recordes mundiais de produção de energia. Seus 14 GW são de fundamental importância para o Brasil e o Paraguai, e certamente contribuirão para o desenvolvimento sustentável.

A Itaipu Binacional leva tão a sério o compromisso de preservar o desenvolvimento sustentável que suas ações ambientais são consideradas modelo para o setor elétrico, ganham prêmios e conquistam reconhecimento internacional.

Dessa forma, é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,9 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 8,7% da energia consumida no Brasil e 86,4% no Paraguai.

Os índices de disponibilidade continuam em patamares elevados, o que atesta a alta qualidade dos equipamentos e componentes. O trabalho planejado, minucioso e preventivo das equipes de manutenção, operação, engenharia e obras sustentam estes índices, e configuram como um dos pilares principais do desempenho da planta.



.

Atualização Tecnológica Da Usina

Ao longo dessas quase quatro décadas, a usina adotou várias evoluções tecnológicas. Bem como incorporando digitalizações pontuais ou de camada, substituindo sistemas, equipamentos e componentes, buscando sempre a excelência e melhores práticas.

Porém, os padrões mundiais de ciclo de vida de equipamentos e componentes – tais como equipamentos digitais, eletrônicos, elétricos, cabeamentos e demais dispositivos da usina – demandam a realização de uma modernização estruturada nesses subsistemas. Além da obsolescência, a passagem do tempo e dos ciclos tecnológicos impactam também na gestão das competências profissionais.

Tendo em conta esses fatores, a Itaipu está desenvolvendo a Atualização Tecnológica da Usina e de suas Subestações, compreendendo nesse processo a avaliação e substituição sistêmica de equipamentos e sistemas de supervisão, controle, proteção, monitoramento, medição e suas respectivas interfaces com os processos de geração, subestações, vertedouro, os equipamentos auxiliares da barragem e da casa de força. Já os equipamentos pesados como turbinas e geradores possuem um ciclo de vida mais longo e não são objetos dessa atualização.

A complexidade do projeto está, principalmente, no fato de atualizar uma usina de grande porte, em operação. Assim como, ao mesmo tempo, assegurar níveis adequados de produção de energia. Já que, uma vez que a Itaipu atende a 15% do consumo brasileiro de energia elétrica e 90% do paraguaio. É um cenário bastante diferente de projetar e construir uma usina nova.

Por isso, Itaipu definiu um planejamento estratégico para a execução dessa atualização. Igualmente que considera a longa duração, diversas frentes de execução e diversas atividades a serem executadas e, principalmente, consolidadas.

.

Fonte: https://www.itaipu.gov.br/tecnologia/atualizacao-tecnologica-da-usina

.

.

Siga o Itaipu Binacional nas Redes Sociais

eos supermercados

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros BLOGS