Datas Comemorativas

Foz em Destaque

Datas Comemorativas 11-25

O Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro.

A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.

De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Pátria, María Teresa e Minerva Mirabal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

.

.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, a cada 12 meses.

Origem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

.

.

O Dia da Madrinha é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data homenageia a figura feminina que é considerada por muitas pessoas como uma segunda mãe.

Normalmente, os pais do recém-nascido escolhem uma mulher e um homem como madrinha e padrinho, respectivamente. De acordo com as convenções sociais e religiosas, impostas durante os anos nos diversos tipos de sociedades, as madrinhas são responsáveis por cuidar da criança, caso aconteça algo que impossibilite que os pais façam isso.

A figura da madrinha está presente em quase todas as culturas do mundo e em várias religiões, sempre com uma conotação ligada à família, proteção e guia.

No Brasil, as madrinhas costumam receber apelidos carinhosos de seus afilhados(as), como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”.

O apadrinhamento pode ocorrer por escolha dos pais quando o bebê nasce, no batismo da criança ou até em casamentos. Enquanto a madrinha tem seu dia comemorado em 25 de novembro, o padrinho celebra a data em 30 de janeiro.

.

.

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente no dia 25 de novembro.

Instituída pela Lei nº 12.206, de 19 de janeiro de 2010, a data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam à produção e venda do acarajé, principalmente, mas também de outras comidas, como a cocada.

A baiana é um dos ícones mais populares do Brasil. Além de produzir e vender iguarias, a forma como ela se veste com saia rodada, turbante e colares é mais uma de suas características que marca a tradição da cultura afro-brasileira.

As baianas de acarajé são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Além deste título, em 2012, as baianas ainda foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador.

A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto-lei municipal de Salvador nº 12.175/1998, que dispõe sobre a localização e funcionamento desse trabalho. Calcula-se que existam mais de 3 500 baianas cadastradas para vender o quitute na capital do estado.

Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador, onde há a maior concentração de profissionais. Um grande desfile é feito pelas ruas e, no final, há uma missa ou culto religioso dedicado às baianas.

eos supermercados

INSCREVA-SE PARA APARECER AQUI

Preencha com o seu email abaixo

Compartilhe este artigo

Veja outros DATAS COMEMORATIVAS

Datas 21 de Setembro 2024

Datas 21 de Setembro 2024 Foz em Destaque Dia Internacional da Paz Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro, foi declarado pela

Datas 20 de Setembro 2024

Datas 20 de Setembro 2024 Foz em Destaque Dia do Engenheiro Químico Esta data tem como intuito homenagear os profissionais que possuem a função de