O Dia das Nações Unidas celebra-se todos os anos a 24 de outubro.
A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada no final da Segunda Guerra Mundial para assegurar a resolução de conflitos e a cooperação internacional pós-guerra.
Fundada por 51 Estados Membros, hoje a organização conta com 193.
Com sede em Nova Iorque, a ONU conta com uma sede na Europa — localizada em Genebra, na Suíça — e conta também com escritórios em Viena, na Áustria, e comissões regionais em Chile, Etiópia, Líbano e Tailândia.
O dia 24 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial das Nações Unidas já que a carta das Nações Unidas entrou em vigor nesta data, em 1945, formando-se então as Nações Unidas oficialmente, em São Francisco, Califórnia. Esta efeméride é comemorada desde 1948.
O Dia das Nações Unidas faz parte da semana da ONU, que decorre de 20 a 26 de outubro. O objetivo da ONU é que o dia seja dedicado a tornar conhecidos, pelos povos de todo o mundo, os fins e as conquistas desta entidade, assim como obter apoio para a sua obra.
.
.
O Dia Mundial da Informação para o Desenvolvimento assinala-se anualmente a 24 de outubro. Tem por objetivo relatar a importância da informação e da sua difusão para o desenvolvimento, num mundo cada vez mais globalizado. Este dia contribui, também, para a cooperação internacional, nomeadamente, no que respeita ao aumento do crescimento económico, da inclusão social e da erradicação da pobreza.
O papel das novas tecnologias pode ser igualmente um fator de aproximação e de redução das desigualdades entre os povos.
Este dia foi implementado através da Resolução 3038 (XXVII) adotada na Assembleia Geral da ONU, a 19 de dezembro de 1972.
.
.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas). Pode provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.
Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. Se as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectadas, a doença pode ser mortal. O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.
Sintomas:
Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode não ter sintomas, porém, a transmissão continua ocorrendo, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos.
Os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção. Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dores de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
Tratamento:
Como em muitas infecções virais, não há tratamento específico para a doença, mas alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir a mortalidade. Dentre eles:
– repouso absoluto nos primeiros dias para reduzir a taxa de paralisia;
– mudança frequente de posição do paciente na cama, que deve ter colchão firme e apoio para os pés e a cabeça;
– tratamento sintomático da dor, da febre e dos problemas urinários e intestinais;
– atendimento hospitalar nos casos de paralisia ou de alteração respiratória;
– acompanhamento ortopédico e fisioterápico.
.
.