A maçã também tem seu Dia Internacional, 21 de outubro. O motivo da homenagem é a importância da fruta para a saúde. Segundo especialistas, a maçã possui uma substância chamada “pectina”, que ajuda no controle da glicose e do colesterol. A fruta é fonte de vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio e enxofre, além de fazer bem para o pulmão, o estômago e o intestino.
Antigamente, a maior parte da maçã consumida no Brasil precisava ser importada, mas essa situação mudou: hoje, 90% das maçãs consumidas pelos brasileiros são de produção nacional.
.
.
O Dia Nacional da Alimentação Escolar é comemorado anualmente em 21 de outubro. Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.
Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.
.
.
21 de outubro comemora o Dia Nacional do Podcast. Homenageando essa jovem plataforma que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, a equipe da Rádio Primeira preparou uma edição especial, com um bate-papo descontraído, trazendo todas as curiosidades sobre os programas da Prefeitura, e também contando sobre as novidades que vem por aí.
.
.
O Dia Mundial da Iluminação foi instituído para comemorar um grande feito do inventor Thomas Edison que, no dia 21 de outubro de 1879, revolucionou o mundo. Naquela data, ele conseguiu fazer uma lâmpada acender pela primeira vez por cerca de 45 horas seguidas. Depois de muito estudo e vários projetos, a nova tecnologia foi sendo adotada em larga escala.
Até então, as noites eram iluminadas por meio de tochas de madeira, velas ou lampiões. Hoje, felizmente, a realidade é outra. No Brasil, por exemplo, existem cerca de 16 milhões de pontos de iluminação pública, conforme a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP).
De acordo com informações mais recentes publicadas no site da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana (Abrasi), 45% dos pontos de iluminação pública do país ficam no Sudeste, 21% no Nordeste, 19% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 5% no Norte. A maioria dessas luminárias ainda comporta lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 60%) ou de mercúrio (cerca de 30%), químicos considerados poluentes.
Por isso, essa data deve ser de reflexão sobre o descarte correto das lâmpadas da ilumina
.
.