O Dia Mundial do Mar é celebrado anualmente em 26 de setembro. A data serve para lembrar a necessidade de proteção dos oceanos e de todas as espécies de animais, plantas e organismos que integram os ecossistemas marinhos.
O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) tem um compromisso com a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que também prevê ações de preservação dos oceanos.
Por exemplo, o ODS 14 que versa sobre a vida na água. Ele lembra que a forma “como gerenciamos esses recursos é vital para a humanidade como um todo, para contrabalancear a mudança global do clima”.
Esse é um tema urgente. Afinal, a preservação dos mares e oceanos interfere no ar que respiramos, na estabilidade do clima, em várias atividades econômicas e também na segurança alimentar do planeta.
Desde sua fundação, o Ibrachina apoia ações relacionadas ao Direito do Mar, área do direito internacional que visa promover o uso pacifico dos mares e oceanos e promover o uso consciente e conservação dos recursos vivos.
O Instituto é parceiro do curso de Direito do Mar promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IDMAR. Também apoiou a realização do V Congresso Brasileiro de Direito do Mar, e o evento de comemoração aos 25 anos do Tribunal Internacional do Direito do Mar, em que o presidente do Ibrachina, Thomas Law, foi um dos palestrantes.
.
.
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro.
O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.
A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. Curiosamente, o município de São Paulo comemora o Dia do Surdo todo o último domingo do mês de setembro.
A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.
O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda.
A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço. No Brasil, também se comemora o Dia do Surdo-mudo em 13 de fevereiro.
.
.
O Dia dos Primos é comemorado anualmente em 26 de setembro no Brasil.
A data tem o objetivo de homenagear um dos últimos graus de parentesco de uma família: os primos.
Para o Direito, os primos são considerados parentes colaterais de quarto grau, ou seja, não possuem relações familiares diretas, mas os seus descendentes se cruzam.
Próximo Dia dos Primos 26 de Setembro de 2022 (Segunda-feira)
O Dia dos Primos é comemorado anualmente em 26 de setembro no Brasil.
A data tem o objetivo de homenagear um dos últimos graus de parentesco de uma família: os primos.
Para o Direito, os primos são considerados parentes colaterais de quarto grau, ou seja, não possuem relações familiares diretas, mas os seus descendentes se cruzam.
De acordo com o parentesco colateral, todo o primo é de quarto grau. Ao contrário do que muitos pensam, não existem primos de “segundo grau” ou “terceiro grau”. Ou seja, a partir de um ponto de vista jurídico, os filhos dos nossos primos já não são considerados membros da família, apenas, claro, por consideração e afeto.
A origem do Dia dos Primos é incerta, com poucas fontes de informações sobre a sua história. Entre algumas sugestões de como celebrar o Dia dos Primos está: reunir todos os primos e fazer uma festa; oferecer cartões com mensagens carinhosas para os primos; telefonar para os primos que não fala
há muito tempo; recordar memórias com os primos através de álbuns de fotografia; entre outras coisas.