No dia 14 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Capivara. O animal virou símbolo de Rio Preto. As capivaras dominam a Represa Municipal e fazem parte da paisagem do cartão-postal da cidade.
Não há informações de que a data realmente existe ou seja oficial, mas a capivara se tornou uma mascote para os rio-pretenses. Vale ressaltar que, apesar de dóceis, elas podem ser perigosas, por isso não é recomendado chegar muito perto.
A capivara é uma espécie de mamífero roedor. Está incluída no mesmo grupo de roedores de pacas, cutias, preás e o porquinho-da-Índia. Infelizmente, o animal é vítima de caça ilegal na região.
.
.
O Dia Nacional do Frevo é comemorado em 14 de setembro. Esta data é uma homenagem ao principal marco cultural e artístico do estado de Pernambuco: o frevo. O frevo é um ritmo musical e uma dança tradicional com origem em Pernambuco e que combina elementos da marcha, maxixe e movimentos da capoeira. Em dezembro de 2012, o frevo foi instituído Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Na capital pernambucana, Recife, ele ainda é celebrado em 9 de fevereiro, normalmente durante as festas do Carnaval. Você também pode se interessar por: Carnaval. Mas, apesar de ter surgido em Recife, o frevo é uma das manifestações culturais mais fortes da cidade de Olinda.
História do Frevo
A dança do frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do carnaval de Pernambuco.
Com influência de ritmos agitados e frenéticos, como o maxixe, as marchinhas carnavalescas, a capoeira e outros estilos africanos, o frevo ganhou este nome em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse a “ferver”.
A escolha do 14 de setembro para celebrar o Dia do Frevo é uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro de 1882.
.
.
O Dia da Cruz é celebrado em 14 de setembro. Esta é considerada uma celebração cristã, onde o símbolo da cruz é homenageado e lembrado como um instrumento de salvação, com o objetivo de reforçar o episódio da crucificação de Jesus. A cruz é tida como um dos elementos centrais da fé cristã, principalmente entre os católicos.
Este dia pode ter nomes diferentes, dependendo da denominação ou crença religiosa. Para anglicanos e luteranos, o dia da Cruz é conhecido como Santo Dia da Cruz, mas também pode ser conhecido como Festa da Exaltação da Santa Cruz ou Festa da Cruz Gloriosa.
Neste dia, os fiéis celebram a vitória de Jesus sobre a morte, o pecado e o Diabo, conquistada na cruz.
Foz em Destaque – por Paula Vergani.
Aniversários Foz em Destaque – por Paula Vergani.