O Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro de cada ano, é uma oportunidade para as pessoas em todo o mundo se unirem na luta contra essa doença, responsável por pelo menos 11 milhões de mortes em todo o mundo anualmente.
A data é uma oportunidade para aumentar a consciência pública para este desastre de saúde pouco conhecido, mas também para mostrar apoio e solidariedade para com os milhões de pessoas que perderam seus entes queridos ou, como os sobreviventes da sepse, sofrem suas consequências de longo prazo e, ainda, lembrar ao público, à mídia, às autoridades de saúde nacionais e internacionais, aos profissionais de saúde, aos formuladores de políticas e aos governos, que há uma necessidade urgente de aumentar e melhorar a educação em nível local, regional, nacional e internacional.
Em 2020, o Dia Mundial da Sepse ocorre no momento em que a humanidade enfrenta uma das maiores pandemias dos últimos tempos. As infecções graves com COVID-19 são, na verdade, sepse viral – que muitas vezes não é reconhecida, segundo o presidente da Global Sepsis Alliance (GSA) e, ainda, pacientes com COVID-19 gravemente enfermos e aqueles afetados por sepse de outros patógenos – como bactérias, outros vírus , fungos ou parasitas – são indistinguíveis do ponto de vista clínico.
A GSA apela às instituições governamentais, regionais e globais, como a Organização Mundial da Saúde, para aumentar seu foco e alocar mais recursos para a luta contra a sepse. Esses esforços fortalecerão a resposta contra COVID-19 e são essenciais para alcançar melhores taxas de sobrevida para esses pacientes.
A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue.
Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente. Esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos.
.
.
O Dia Mundial do Agrônomo é comemorado em 13 de setembro. Esta data tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia.
A garantia da saúde dos humanos e dos animais é uma das consequências do trabalho dos agrônomos, assim como o desenvolvimento econômico do país já que o Brasil é um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas e pecuaristas do mundo.
Muitas pessoas confundem o Dia do Agrônomo (13 de setembro) com o Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), e vice-versa.
Aliás, no Brasil os agrônomos costumam celebrar o dia 12 de outubro, data esta que marca a regulamentação da profissão no país, através do Decreto de Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933.
.
.
O Dia Nacional da Cachaça ou simplesmente Dia da Cachaça é celebrado em 13 de setembro. Esta é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. Trata-se de uma das bebidas destiladas de maior consumo a nível mundial.
Origem da Comemoração
A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.
A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Ela é utilizada principalmente para a confecção da caipirinha, uma bebida típica do país. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores.
História da Data
O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.
.
.
O Dia do Programador é celebrado a 13 de setembro ou a 12 de setembro nos anos bissextos. O dia 13 de setembro é o 256º dia do ano. Este é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, um número muito familiar para os programadores.
O dia começou a ser celebrado na Rússia, onde é um feriado para estes profissionais. A data se alastrou pelo mundo graças à internet. As empresas são convidadas a organizar atividades especiais ou a conceder alguns mimos aos seus programadores neste dia.
Profissão de Programador
A profissão de programador consiste em desenvolver e aperfeiçoar software e ferramentas da internet com o objetivo de resolver problemas e facilitar a vida de pessoas e empresas.
Foz em Destaque – por Paula Vergani.
Aniversários Foz em Destaque – por Paula Vergani.