A história da Aviação Naval Brasileira se inicia em 23 de agosto de 1916, com a assinatura do decreto de criação da Escola de Aviação Naval (EAvN), pelo então Presidente Wenceslau Braz, sendo ela a primeira escola de aviação militar do Brasil e, portanto, o berço de nossa aviação militar.
Fatos que vão desde a realização do primeiro deslocamento aéreo no Brasil, passando pela participação na 1ª Grande Guerra, integrando o 10° Grupo de Operações de Guerra da RAF, até os dias atuais, nas operações com asa-fixa embarcada no Nae São Paulo (A12), o que coloca a MB em um seleto grupo dentre as marinha do Mundo.
.
.
No dia 23 de agosto celebra-se o dia Mundial de Combate à Injustiça, é uma data que serve principalmente para fazermos uma reflexão acerca do que realmente é justo ou injusto, pois, não raras as vezes o termo injustiça está associado à atos arbitrários praticados pelo ente Estatal, entretanto, injustiça não é ato exclusivo do Estado, ela pode ser manifestada de várias formas, podendo ser praticada individualmente ou por um grupo de pessoas, por meio de atos ilegais ou imorais, os quais devem ser compelidos, pois vão na contramão daquilo que se espera de um Estado Igualitário.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito), quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal), ou seja, justiça é princípio ou virtude moral que inspira o respeito pelos direitos de cada pessoa e pela atribuição do que é devido a cada um.
Entender como injusto, algo apenas por que é contrário às nossas pretensões e convicções pessoais, limita-nos a compreender a amplitude do termo justiça, pois justiça, seja coletiva, que destina-se à todos ou à determinados grupos, seja particular, destinada a alguém, é um bem público global, ou seja, é aquilo que deve pertencer a todos de modo indistinto.
.
.
Hoje celebra-se o Dia do Internauta ou do Usuário da Internet. A data de 23 de agosto marca o aniversário de um dos maiores eventos tecnológicos da humanidade: o dia em que uma página da web foi publicada pela primeira vez em todo o mundo em 1991. A partir desse momento, a Internet continuou a crescer e mudou todos os aspectos de nossas vidas, tanto nos negócios e na economia como em nossa existência cotidiana.
Todos os dias, milhões de pessoas utilizam a Internet para acessar os diferentes mecanismos de busca na web e para se manterem atualizadas e informadas sobre os acontecimentos do dia a dia, para se comunicar eficazmente entre comunidades e regiões e realizar diferentes tarefas que proporcionam maior conforto e bem-estar.
Segundo o estudo Digital 2022, existem 165,3 milhões de usuários de Internet no Brasil, dado em janeiro de 2022, o que representa 77% da população; e a análise do Kepios indica que os usuários de Internet no Brasil aumentaram 5,3 milhões (+3,3%) entre 2021 e 2022. Além disso, a partir de um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais, a população brasileira passa, em média, quatro dias inteiros por semana totalmente conectada, o que seria equivalente a 197 dias por ano.
Por essa razão e por ser uma ferramenta de uso diário, os riscos das pessoas se tornarem vítimas de um ataque cibernético via Internet são cada vez maiores. De acordo com um relatório da Check Point Software, o segundo trimestre de 2022 apresentou um pico histórico de ataques cibernéticos globais, os quais aumentaram 32% em comparação ao segundo trimestre de 2021.